As 'Marias de Fátima' da vida real: quando a busca pela fama ignora a autenticidade

A lição de Maria de Fátima: o retrato de quem quer fama sem saber influenciar — Foto: Divulgação TV Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/04/2025 - 13:03

"Autenticidade nas Redes: Lições de 'Vale Tudo' para Influencers"

A personagem Maria de Fátima,de "Vale Tudo",reflete a busca desenfreada pela fama nas redes sociais,destacando a importância da autenticidade. Cacau Oliver ressalta que muitos falham por despreparo e falta de empatia. A ostentação e a falta de compreensão das plataformas digitais são criticadas,enquanto o perfil fictício de Maria de Fátima atrai seguidores,mostrando a linha tênue entre ficção e realidade.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Na novela "Vale Tudo",Maria de Fátima,interpretada por Bella Campos,quer ser famosa — mas não sabe exatamente como. Em uma das cenas mais comentadas,ela participa de uma campanha publicitária como influenciadora,reclama da roupa que deveria vestir,menospreza a equipe e ainda faz questão de expor que não gostou do produto que precisava divulgar. A atitude viralizou justamente por parecer real demais: quem nunca viu,ou foi,alguém tentando ser digital influencer sem entender o básico do que é influenciar?

Virginia Fonseca é comparada à personagem de 'Vale Tudo' e vira assunto na web: 'A ambição dessa é ser influencer'Cenas de Alice Wegmann em 'Vale Tudo' geram dúvidas na internet: 'Quem tem diabetes pode tomar vinho?'; especialista esclarece

É esse retrato que conecta ficção e realidade. A personagem não é apenas ambiciosa: ela representa muitas figuras reais que surgem nas redes tentando alcançar visibilidade,mas falham por falta de preparo,empatia ou coerência. Para Cacau Oliver,especialista em marketing de celebridades,o que separa quem aparece de quem permanece é claro: “Autenticidade é o que separa quem passa de quem permanece”,afirma.

Cacau também observa que,no ambiente digital,a ostentação pode exercer um efeito psicológico poderoso — principalmente entre os mais jovens — criando uma corrida por validação que se desconecta da verdade. Nesse sentido,a personagem de Bella Campos não está sozinha: ela espelha as "Marias de Fátima" da vida real que tentam "viralizar" a qualquer custo,mas não constroem vínculo com seu público.

Outro ponto que o episódio evidencia é a falta de compreensão sobre como funcionam as plataformas digitais. No Instagram,por exemplo,apenas os primeiros 125 caracteres de uma legenda aparecem antes do "ver mais" — o que exige clareza,impacto e planejamento desde o primeiro segundo de um post. Maria de Fátima ignora esse tipo de lógica,assim como ignora o básico da comunicação com sua audiência.

A Globo criou inclusive um perfil real para a personagem,@fatimaaciolireal,que já reúne milhares de seguidores — muitos deles acompanhando com curiosidade essa figura que oscila entre o cômico,o arrogante e o trágico. É a novela atravessando o feed,com uma mensagem clara: quem tenta ser influenciador só para parecer influente,está fadado a desaparecer na rolagem.