Com mais idosos que jovens até 2070, Brasil vê boom de negócios voltados à terceira idade

3i residencial para idosos — Foto: divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 21/04/2025 - 17:12

Economia prateada cresce no Brasil: idosos superam jovens até 2070

Até 2070,o Brasil terá mais idosos que jovens,com 37,8% da população acima de 60 anos,impulsionando a chamada "economia prateada". Empresas como 3i Residencial Sênior e Padrão Enfermagem crescem ao oferecer cuidados especializados. Academias como Gaviões e Fast Tennis adaptam-se,criando espaços e serviços para a terceira idade. O mercado demanda produtos e soluções que respeitem e atendam às necessidades dos idosos.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Até 2070,o Brasil terá mais idosos do que jovens. Segundo o IBGE,37,8% da população será composta por pessoas com 60 anos ou mais,o que representa 75,3 milhões de brasileiros. O dado,que em outros tempos poderia soar como um desafio,hoje movimenta o que especialistas chamam de economia prateada — um conjunto de atividades econômicas voltadas ao público mais velho,com enorme potencial de consumo. E é nesse nicho que empresas vêm crescendo com novos modelos de negócios.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF),em 2024,o segmento de Saúde,Beleza e Bem-Estar teve uma alta de 16,5% em relação a 2023. O envelhecimento da população impulsiona o setor,que registra aumento na demanda por casas de repouso e cuidados especializados.

O 3i Residencial Sênior,com sede em Campinas (SP),nasceu de uma experiência pessoal do empresário Fábio Thomé Alves. A rede oferece residenciais adaptados para receber idosos lúcidos e não lúcidos.

- Criei a empresa a partir da vivência com meus avós,que exigiu reorganizar toda a família para garantir cuidado e qualidade de vida a eles. Estamos diante de um processo de envelhecimento acelerado e até 2050 seremos a quinta população mais idosa do mundo. Entretanto,sabemos que até lá temos um verdadeiro colapso,pois teremos um número significativo de pessoas idosas sem muita mão de obra qualificada para o atendimento e com uma necessidade gigantesca de envelhecermos com qualidade de vida e com um processo de auto cuidado - explica ele.

No setor de saúde,a Padrão Enfermagem atende a uma demanda crescente: a de cuidadores especializados. A empresa conecta profissionais a famílias que precisam de acompanhamento domiciliar.

- As famílias cada vez mais precisarão contar com empresas capacitadas para cuidar de seus entes queridos,pois não terão nem tempo nem formação técnica para assumir esse papel sozinhas. Recursos humanos especializados e um suporte estruturado de atendimento são essenciais para garantir um cuidado de qualidade,e esse não deve ser um encargo da própria família - considera o CEO Rafael Schinoff.

Há ainda exemplos de empresas que se adaptaram para receber melhor o público mais velho. Na área do esporte,a Academia Gaviões investiu em um novo modelo para se aproximar ainda mais da terceira idade: criou uma “Sala VIP”,com estrutura exclusiva para o público acima dos 60 anos,explica a CEO Priscila Aguiar. A rede já soma 43 unidades em operação e 70 em implantação,com foco em regiões metropolitanas.

Outra rede de academias,a Fast Tennis,investiu em soluções específicas para os alunos 60+,desde o atendimento até as turmas e experiências personalizadas.

- Desde o início,a proposta foi criar um ambiente acolhedor,com metodologia lúdica e inclusão social. Temos alunos com mais de 80 anos - conta Lucas André,CEO da rede. A empresa,que já atua em São Paulo,Minas Gerais e Rio de Janeiro,pretende chegar a 300 unidades até 2028.

Para além dos serviços,o que todas essas empresas têm em comum é o olhar estratégico para um Brasil que envelhece.

- O mercado prateado exige mais do que produtos: ele pede respeito,escuta ativa e soluções reais para o cotidiano das pessoas idosas - diz Lucas André,da Fast Tennis.