Noite é de chuva no Rio,como na Avenida Presidente Vargas — Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 13/04/2025 - 23:00
Inmet emite alerta de chuvas intensas em 20 estados brasileiros
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de "perigo potencial" para chuvas intensas em pelo menos 20 estados do Brasil,incluindo regiões do Norte,Nordeste e parte do Centro-Oeste. As precipitações podem chegar a 50 mm/dia,com ventos de até 60 km/h. O Inmet recomenda que a população evite sair de casa,observe encostas e desconecte aparelhos elétricos,buscando mais informações com a Defesa Civil e Bombeiros.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O fim de semana foi de tempo instável em grande parte do país,e o clima chuvoso deve permanecer em ao menos 20 estados nesta segunda-feira. No Centro-Sul do país,o clima deve ser mais ameno,mas ainda com previsão de chuva forte no litoral sul,no Mato Grosso,e Goiás. No Norte e Nordeste,o centro de baixa pressão segue atuando com intensidade,provocando precipitações mais fortes. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu três alertas para chuvas intensas nas próximas horas.
Entenda: Rio,Porto Alegre e Punta del Este podem ficar submersas até 2100Leia mais: Europa registra março mais quente da história devido onda de calor 'excepcional',aponta relatório
Confira a previsão do tempo desta segunda-feira
Alertas do Inmet para esta segunda-feira — Foto: Inmet
Os três avisos amarelos,de "perigo potencial" para chuvas intensas,atingem as regiões Norte,Nordeste,parte do Centro-Oeste e litoral de Santa Catarina,Paraná e São Paulo. Segundo o Inmet,as precipitações podem chegar a 50 mm/dia,com ventos de até 60 km/h.
Para as áreas afetadas pela chuva,a recomendação do Instituto é de que a população evite enfrentar o mau tempo,observe a alteração nas encostas e,se possível,desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Eles ainda deixam uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
Desligue aparelhos elétricos,quadro geral de energia;Observe alteração nas encostas;Permaneça em local abrigado,e em caso de rajadas de vento,não se abrigue debaixo de árvores,devido a leve risco de queda e descargas elétricas,e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;Em caso de situação de inundação,ou similar,proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).