Bolsonaro durante translado de Natal a Brasília — Foto: Divulgação
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 13/04/2025 - 22:36
Bolsonaro passa por sexta cirurgia após facada de 2018; recuperação é estável
Jair Bolsonaro passou por sua sexta cirurgia relacionada à facada de 2018,desta vez para desobstrução intestinal. O procedimento durou 12 horas no DF Star,em Brasília,e foi bem-sucedido,sem complicações ou necessidade de transfusão. Bolsonaro está estável e em recuperação na UTI. Michelle Bolsonaro,sua esposa,acompanhou a cirurgia e expressou gratidão nas redes sociais.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O ex-presidente Jair Bolsonaro precisou passar pela sexta cirurgia no domingo em decorrência da facada de 2018. Foram 12 horas na sala de operação para realizar uma desobstrução de parte do intestino.
Bolsonaro passou mal na sexta-feira,durante viagem ao Rio Grande do Norte,após sentir os efeitos da retenção intestinal. Ele foi transferido para Brasília na noite de sábado,quando passou por novos exames para avaliar o quadro clínico-cirúrgico.
Relembre as cirurgias de Bolsonaro em decorrência da facada.
6 de setembro de 2018
Bolsonaro precisa passar por uma cirurgia de emergência no Hospital de Juiz de Fora,em Minas Gerais,após ser esfaqueado durante a campanha eleitoral.
12 de setembro de 2019
Dias depois,após ser transferido para São Paulo,precisou passar por uma cirurgia de desobstrução do intestino.
28 de janeiro de 2019
Cirurgia para retirada da bolsa de colostomia,que precisou ser colocada durante a recuperação da facada.
8 de setembro de 2019
Uma das cirurgias causou uma hérnia na cicatriz. Por isso,o presidente precisou fazer novo procedimento cirúrgico para correção.
12 de setembro de 2023
Presidente passou por nova cirurgia em decorrência da facada,quando foi preciso corrigir uma hérnia de hiato,ou seja,uma cirurgia na porção superior do estômago para resolver um quadro de refluxo.
Cirurgia do dia 13 de abril de 2025: 12 horas de operação
Após 12h de cirurgia neste sábado,o último boletim médico do ex-presidente indicava que ele estava sem dor e com quadro de saúde “estável”. "O ex-Presidente da República Jair Bolsonaro foi submetido a cirurgia de extensa lise de aderências e reconstrução da parede abdominal. O procedimento de grande porte teve duração de 12 horas,ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue",diz trecho do comunicado dos médicos que fizeram a cirurgia no DF Star.Os profissionais acrescentaram que a "obstrução intestinal era resultante de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento de liberação das aderências. Encontra-se no momento na Unidade de Terapia Intensiva,estável clinicamente,sem dor,recebendo medidas de suporte clínico,nutricional e prevenção de infecções".Michelle Bolsonaro foi a única familiar a acompanhar o procedimento do ex-presidente. Nas redes sociais ela afirmou que a cirurgia foi um sucesso e que transbordava “gratidão”.