Jovi,marca da chinesa Vivo Mobile Communications no Brasil,começa produção de celulares em fábrica da GBR na Zona Franca de Manaus — Foto: Divulgação
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 08/04/2025 - 19:06
Vivo Mobile lança marca Jovi no Brasil com produção local em Manaus
A Vivo Mobile Communications,líder em celulares na China,inicia operações no Brasil com a marca Jovi,produzindo na Zona Franca de Manaus. A Jovi,que tem dois modelos 5G aprovados pela Anatel,promete aparelhos no mercado até junho. A produção local visa acelerar distribuição e oferecer suporte técnico,enquanto a marca destaca câmeras avançadas desenvolvidas com a Zeiss.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A Vivo Mobile Communications,líder na produção de celulares na China,está chegando ao mercado brasileiro. Com uma linha de produção na Zona Franca de Manaus,vai atuar no país com a marca Jovi,com o início da comercialização de aparelhos prevista para começar até junho.
A companhia já conta com dois modelos homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): Jovi V50 e Jovi V50 Lite,ambos com tecnologia 5G.
Menores de 16 anos: Instagram amplia restrições em contas de adolescentes e diz que travas alcançam 54 milhões de contasComputação quântica: materiais magnéticos e a próxima revolução tecnológica
A Vivo Mobile é a quinta maior empresa em vendas de celulares globalmente,atrás de Samsung,Apple,Xiaomi e Oppo — todas presentes no Brasil,de acordo com dados de 2024 compilados pela Counterpoint. Ao todo,a empresa vendeu cem milhões de aparelhos só no ano passado.
A internacionalização teve início em 2014. Hoje,está em uma centena de países,inclusive na América Latina,com Colômbia,Peru e Chile,somando um milhão de usuários. De fora do mercado americano,não será impactada diretamente pela nova política tarifária de Donald Trump nos Estados Unidos.
Por conflitos de propriedade intelectual com a Vivo,operadora de telefonia da Telefónica,a chinesa vai operar com no Brasil com a marca Jovi.
Entenda a diferença: Celular Seguro passa a ter 'Bloqueio Total' e 'Modo Recuperação'; saiba como escolher
A companhia optou por ter parte de sua produção feita no Brasil,com a terceirização de uma fábrica da GBR na Zona Franca de Manaus. A operação,iniciada ainda no ano passado,alcançou a capacidade necessária para garantir a oferta de aparelhos no mercado nacional.
Segundo a Jovi,a produção doméstica agiliza a distribuição dos dispositivos,fomenta o desenvolvimento local e garante maior competitividade,aproximando a marca do consumidor brasileiro que poderá contar com suporte técnico e serviço de pós-venda mais acessíveis.
Um dos cartões de visita da Jovi são seus celulares com câmaras avançadas,utilizando tecnologias desenvolvidas pela Zeiss,multinacional de ótica e optoeletrônica,a exemplo revestimento que reduz reflexos e distorções de imagens,garantindo fotos mais nítidas,de acordo com a empresa.