Críticas de dono do Cruzeiro a elenco caem mal e tumultuam ambiente

Pedro Lourenço,dono da SAF do Cruzeiro,e Gabigol — Foto: Divulgação Cruzeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 08/04/2025 - 17:22

Críticas de Pedro Lourenço ao Elenco do Cruzeiro Causam Tensão Interna

As críticas de Pedro Lourenço,ao elenco do clube geraram tensão interna. Ele afirmou que algumas contratações foram erros,o que não agradou aos jogadores. As declarações foram vistas como transferência de responsabilidade,já que ele participou das contratações. A situação tumultua o ambiente antes do jogo contra o Mushuc Runa pela Sul-Americana. O técnico Leonardo Jardim,que enfrenta dificuldades com o elenco,só aprovou a contratação de Vanderson até agora.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

As declarações do dono da SAF do Cruzeiro,Pedro Lourenço,criticando a formação do elenco do clube,não caiu bem entre os atletas e profissionais do futebol,e o ambiente ficou pesado. Os jogadores tomaram conhecimento e não gostaram nada da fala de Pedrinho ao Tempo Sports,dizendo que alguns "não deveriam ser contratados".

Nos bastidores,os profissionais tentam manter o foco do grupo no jogo desta quarta-feira contra o Mushuc Runa,pela Sul-Americana,mas a situação está tumultuada na Raposa. Internamente,as críticas de Pedrinho foram vistas como uma transferência de responsabilidade,já que ele ou pediu ou participou diretamente da contratação de vários dos 18 atletas trazidos desde 2024.

"Erramos muito nas contratações. Não vou citar nomes porque é deselegante. Trouxemos jogadores que não deveriam ser contratados. Estou aqui pedindo desculpas para a torcida,porque nós erramos em alguns jogadores que nós trouxemos. Alguns,não deveria ter trazido. Agora trouxemos,está aí. É um erro. O futebol não perdoa a gente com erros",afirmou o dono da SAF.

Depois da chegada do técnico português Leonardo Jardim,o Cruzeiro perdeu a estreia da Sul-Americana para o Unión Santa Fé e,no último fim de semana,sofreu derrota para o Internacional no Brasileirão,aumentando a crise. A única vitória foi diante do Mirassol,pela primeira rodada. Jardim,desde que chegou,constatou que o elenco formado na época de Fernando Diniz não atendia a alguns de seus anseios. Mas a partir daí só deu aval para a chegada do atacante Vanderson.

Desde o ano passado Pedro Lourenço deu sinais de que seria um gestor de SAF com perfil mais de torcedor. Com cobranças públicas aos atletas e declarações das mais diversas,sem pensar na exposição dos profissionais. Essa postura foi vista em áudio vazado com críticas ao Em então técnico Fernando Seabra,que foi pressionado a escalar reforços no ano passado. Diniz também deixou o clube se queixando do tratamento da diretoria e da falta de profissionalismo na gestão do futebol.

Entre as 18 contratações,somando a janela do meio de 2024 e a do início de 2025,o Cruzeiro investiu o superior a R$ 200 milhões comprar direitos econômicos de Christian,Fabrizio Peralta (emprestado ao Athletico),Fabrício Bruno,Jonathan Jesus,Lautaro Díaz,Matheus Henrique e Kaio Jorge. Além disso,houve investimento em torno de R$ 50 milhões para comprar João Marcelo,Lucas Villalba e Matheus Pereira,que estavam emprestados ao Cruzeiro. O dono do clube entende que há um desequilíbrio em relação aos nomes buscados e vê como natural que as cobranças externas sejam direcionadas ao CEO Alexandre Mattos,pelo cargo ocupado.