Frente fria provoca tempestades no Sul e na Bahia, enquanto Sudeste tem 'trégua' das chuvas; veja previsão

Dia vira noite em Pelotas (RS) após forte chuva — Foto: Reprodução/Redes sociais

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 07/04/2025 - 19:24

Frente fria traz tempestades ao Sul e Bahia,Sudeste tem alívio

Uma frente fria trará tempestades ao Sul e à Bahia nesta terça-feira (8),enquanto o Sudeste terá uma pausa nas chuvas intensas. O Inmet emitiu 8 avisos,destacando alertas laranja para chuvas entre 50 e 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h. No Norte,a ZCIT ainda influencia o clima. Recomenda-se precaução,como evitar áreas de risco e permanecer em locais seguros.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Uma nova frente fria vai provocar chuvas intensas no Sul,a partir da madrugada desta terça-feira (8). A formação de um sistema de baixa pressão também faz chover forte no Sudoeste do Mato Grosso,informa a metereologista Andrea Ramos. Já no Sudeste e em boa parte do Nordeste,com exceção do Sul da Bahia e de trechos do litoral,as precipitações prometem uma trégua. O Instituto Brasileiro de Metereologia (Inmet) emitiu um total de 8 avisos pelo mapa.

Abaixo de zero: Cidade catarinense se torna a mais fria do Brasil em 2025 ao atingir a primeira temperatura negativa no anoEntenda: Estudo comprova influência climática do El Niño há 250 milhões de anos

— É preciso ter atenção com a Região Sul,em especial o Rio Grande do Sul,Santa Catarina e o Leste do Paraná. Essas chuvas podem vir com pancadas,trovoadas e rajadas de vento. O mesmo vale para o Sul da Bahia,principalmente em Ilhéus,onde a umidade da frente fria que atuava no Sudeste agora passa a atuar — diz Andrea.

Confira os alertas para esta terça-feira

Inmet alerta para chuvas intensas nesta terça-feira — Foto: Reprodução

Dois alertas na escala laranja,de "perigo",indicam chuvas entre 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h na faixa litorânea do Amapá a Fortaleza,além do Centro ao Norte do Pará,e no Sul baiano. Um terceiro aviso,na mesma escala,fala em acumulados de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia no Rio Grande do Sul,com a possibilidade de deslizamentos e alagamentos.

Outros cinco avisos amarelos,de "perigo potencial",em menor escala,preveem chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h,percorrendo todo o Norte,Sul e trechos do Nordeste e do Centro-Oeste. A Bahia chama a atenção,mais uma vez,com um alerta que vai da capital Salvador a cidade de Itabuna.

Após dias de pancadas intensas,os moradores do Rio de Janeiro,São Paulo,Minas Gerais e Espírito Santo tendem a deixar o guarda-chuva em casa. Apesar da nebulosidade continuar elevada,os estados não apresentam alertas,exceto o Norte do Espírito Santo e parte do Vale do Jequitinhonha.

Enquanto isso,o Norte continua sob atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT),com imensos canais de umidade,que se estendem da Amazônia ao meio do Oceano Atlântico. Fato este que explica as chuvas constantes por lá,algo que tende a se modificar ao longo deste mês.

Para as áreas afetadas pela chuva,a recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo,observe a alteração nas encostas e,se possível,desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:

Desligue aparelhos elétricos,quadro geral de energia;Observe alteração nas encostas;Permaneça em local abrigado,e em caso de rajadas de vento,não se abrigue debaixo de árvores,devido a leve risco de queda e descargas elétricas,e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;Em caso de situação de inundação,ou similar,proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).