Amor à moda antiga: Feira de Antiguidades da Praça Quinze vira programa para casais da Geração Z

Os universitários Hanna Simantob,23 anos,e Vinicius Verto,de 25,frequentam a Praça XV juntos antes mesmo do namoro — Foto: Luísa Giraldo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/01/2025 - 18:45

Feira de Antiguidades na Praça Quinze: Geração Z encontra romance vintage

A Feira de Antiguidades da Praça Quinze atrai a Geração Z para encontros românticos em meio a itens vintage. Redes sociais são inundadas com registros dos passeios,enquanto casais e empreendedores encontram romance e fortalecem laços no ambiente sedutor repleto de surpresas. A tradição semanal se mantém viva com jovens apaixonados e entusiastas do garimpo prestigiando o evento consagrado desde os anos 70.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Programa consagrado no calendário da cidade desde a década de 1970,o bate perna de sábado na Feira de Antiguidades da Praça Quinze tem atraído a atenção de uma turma bem jovem. O evento se tornou ponto de encontro para integrantes da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010). Além da divertida viagem ao mundo da moda do passado e da descoberta de antigos jogos de videogame,louças,discos de vinil,máquinas fotográficas e tantos outros itens expostos em clássicas barraquinhas e brechós da feira,o passeio se revela uma ótima oportunidade para aquele date charmoso e repleto de surpresas.

De surubão no Arpoador a Bolsonaro barrado no baile: fantasias criativas marcam ensaio do Vem Cá Minha Flor,no FlamengoEntenda: Complexos da Penha e Alemão são 'coração' do Comando Vermelho e local onde um dos principais chefes da facção se esconde

Nada antiquados,os novos frequentadores,claro,recheiam as redes sociais com registros imperdíveis dos passeios. Publicações feitas no Tik Tok e no Instagram sobre “achados da feira” e “vlogs no Centro do Rio” têm milhões de visualizações. Há influenciadores que se dedicam exclusivamente à produção de conteúdo sobre itens garimpados e dicas para colecionar experiências únicas na Praça Quinze.

Paixão vintage

Moradores da Barra da Tijuca,a arquiteta Catharina Madruga,e o estudante de design Erik Wolter,22,já perderam a conta de quantas vezes se encontraram na Praça Quinze em clima de romance. Ela passou a visitar a feira frequentemente com o namorado,um “apaixonado por artigos vintage”. Não demorou para que o casal instituísse o lugar como ponto favorito.

—O diferencial da Praça Quinze para encontros entre amigos e “dates” amorosos é o fator surpresa: não saber o que vai acontecer quando chegar lá. Só sabemos que vamos encontrar algo legal — explica Catharina.

Baleada pela PRF: Um mês após ser baleada por agentes da PRF,jovem atingida na cabeça fala pela primeira vez: 'Mãe,te amo'

Os cariocas estão juntos há dois anos,e a tradição de cultivar o romance em meio às peças vintage continua de pé. No entanto,não são apenas os apaixonados que frequentam o ambiente: quem está aberto para novos amores também tenta a sorte.

A universitária Duda Chagas,22 anos,define a Feira de Antiguidades como uma extensão de sua personalidade. A partir da garimpagem e do exercício criativo de compor looks com peças diferentes,a graduanda em jornalismo sente que pode expressar seus interesses pessoais ao acompanhante da vez.

— É o meu programa de todo sábado de manhã — revela. — Sinto que a feira tira de mim o que tenho de mais verdadeiro. Quando estou conhecendo outra pessoa,quero mostrar isso. Ser verdadeira acaba se tornando algo romântico por essência.

Romance no ar

Habituada com o clima da Praça Quinze,Duda compartilha dicas para aproveitar o passeio a dois.

— É um ambiente aberto,com muitas pessoas diferentes. Se o date estiver ruim,é só focar no que tem lá. Se estiver bom,vocês podem conversar sobre o que tem de interessante,tomar um chope e,depois,ir para um samba e dar uns beijos — recomenda a moradora da Tijuca,que já repetiu a fórmula com sucesso algumas vezes.

O romance está no ar até mesmo para quem vai à Praça Quinze aos sábados para trabalhar. Donos de um brechó on-line,os empreendedores Letícia Alves,27 anos,e Rodrigo Cerqueira,30,expõem roupas em uma barraquinha na Feira de Antiguidades há cerca de dois anos. Apesar dos desafios do trabalho em conjunto,o casal aproveita a aura descontraída do ambiente para fortalecer os vínculos do relacionamento.

— Sempre tem um clima romântico por aqui. Vários casais passeiam juntos. Os nossos dates são os garimpos na feira. É mão na massa para selecionar as melhores peças — diz Letícia.

O clima no lugar é tão sedutor que não é raro que os visitantes se vejam tentados a entrar para o universo das antiguidades. Os universitários Hanna Simantob,de 23 anos,25,pretendem abrir um brechó a partir da paixão pela cultura do “garimpo”. Um dos passeios favoritos da estudante de Serviço Social,explorar as redondezas da feira da Praça Quinze se tornou um “rolé de casal” antes mesmo de eles oficializarem o namoro.

— A gente costuma vir bastante na feira para curtir. Damos rolés diferentes,bebemos uma cerveja e comemos algo gostoso. Estamos namorando há um ano,o mesmo período em que a frequentamos juntos — conta Vinicius,que é estudante de Cinema.

O papel das redes

Dono de uma barraquinha de câmeras antigas,o cinegrafista Alexsandro Sobral,47 anos,observa o aumento de jovens na Feira de Antiguidades nos últimos anos. O colecionador de máquinas fotográficas salienta a influência das redes sociais nesse processo de popularização.

— A feira virou um ponto de encontro para essa nova geração,que se encontra nos aplicativos,nas faculdades e nos colégios — ressalta Alex,como é apelidado pelos frequentadores. — Muitos casais compram as câmeras e trazem as fotos que tiraram nos passeios para me mostrar. Até hoje acompanho vários que começaram na feira.

A Feira de Antiguidades da Praça Quinze reúne cerca de 400 expositores e acontece todos os sábados,das 6h às 15h.