Ivo toca sax em bar de Lisboa — Foto: Arquivo pessoal
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 16/01/2025 - 09:55
Notificação de Deportação para Brasileiro em Portugal
A Polícia de Segurança Pública emitiu notificação para o brasileiro Ivo Silva de Souza deixar Portugal em 20 dias,alegando irregularidade de residência. Este é o primeiro caso público desde o endurecimento das regras de imigração em junho de 2024. Ivo planejava recorrer,mas considera deixar o país sem contestar.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou ao Portugal Giro que emitiu notificação para Ivo Silva de Souza abandonar voluntariamente o país em 20 dias.
Violência: Brasileiro agredido relata xenofobia e pensa em deixar Portugal sem recorrerNa escola: Aluno brasileiro sofre agressão e racismo em PortugalCPLP: Portugal aprova regularização de brasileiros que chegam como turistas
O brasileiro foi agredido no Bairro Alto,em Lisboa. Ao ser levado para a delegacia,recebeu o aviso no dia 6 de janeiro. A justificativa é que ele está em situação irregular de residência.
“A registrou ocorrência em que Ivo Sousa foi agredido no Bairro Alto,tendo,após informação da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros,sido notificado para abandono voluntário do território nacional”.
O músico Ivo Silva de Souza — Foto: Arquivo pessoal
É o primeiro caso de notificação de abandono tornado público desde que o governo decidiu apertar as regras de imigração em junho de 2024.
A PSP informou que Ivo teria 10 dias úteis para apresentar a defesa. O prazo termina na próxima semana. Os 20 dias para o abandono passam a contar após o fim do tempo para recurso.
Mais Sobre Portugal
Brasileiros apelam ao presidente de Portugal por regularização de familiares
Brasil e Portugal estão no ranking de passaportes mais fortes. Veja lista de 2025
Ivo conta que estava se preparando para,com um advogado,acionar a Justiça e conseguir agendamento para pedir autorização de residência. Ele disse que,antes,planejava fazer manifestação de interesse,que foi extinta em junho.
À coluna,afirmou que recorreria da notificação com a ajuda do consulado em Lisboa. Depois,Ivo disse que pensavam em deixar o país sem fazer o recurso,ideia confirmada em uma nova mensagem de áudio.
Leia mais no Portugal Giro: Coluna diária desde 2021 com notícias do país para brasileiros