Retrospectiva 2024: De 'tio Paulo' a moradoras do Mc Donald's, relembre as histórias mais inusitadas do ano

Deolane Bezerra protestando contra ordens judiciais que a proibiam de falar de sua prisão (esquerda) e mãe e filha que passaram os últimos meses morando no Mcdonald's — Foto: Reprodução Instagram e X

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 31/12/2024 - 06:03

Destaques de 2024: Sequestro,Fuga e Prisões.

Retrospectiva 2024 destaca casos surpreendentes: sequestro de criança resolvido,fuga cinematográfica de foragidos,desclassificação de Wanessa Camargo no BBB,morte de influenciadora em seita,prisão de Deolane Bezerra,caso de contaminação em transplante e delator do PCC executado.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Você se lembra de todas as histórias marcantes do ano? Casos tão surpreendentes como a revelação de uma seita religiosa coordenada pela antiga "sinhazinha" do festival de Parintins,em Amazonas,e até a prisão de uma das maiores influenciadoras digitas do Brasil,envolvida em um esquema de apostas,foram alguns dos eventos atípicos que se descaram em 2024 e que o GLOBO separou para você relembrar.

Janeiro

Pai reencontra filha após mais de um ano desaparecida

Diego e Heloísa durante encontro,no domingo — Foto: Foto cedida por Diego Navarro

Heloísa De Oliveira Navarro,de 9 anos,estava desaparecida desde 28 de agosto de 2022,sequestrada pela mãe,Monique Rodrigues de Oliveira,durante um pernoite a que ela tinha direito no acordo de visitas feito com o ex-marido na Justiça. De acordo com o pai da criança e ex-marido,Diego Navarro,eles tinham uma relação conturbada e que piorou com o tempo,até o estopim que foi a fuga da mãe com a filha do Rio de Janeiro.

Em setembro de 2023,o pai conseguiu na Justiça um pedido de prisão preventiva contra a ex-mulher,acusada de sequestro e cárcere privado. Quatro meses depois,em janeiro,o pai e a madrasta receberam a notícia sobre o paradeiro da menina,encontrada em uma igreja no Centro de Cachoeira Paulista,no interior de São Paulo,após denúncia anônima.

A busca durou um ano e quatro meses. Ao saberem do paradeiro da menina,pai e madrasta viajaram a maior parte do caminho ajudados por um taxista que soube da história e os transportou após o carro por aplicativo que pediram ter enguiçado. Depois de voltar a se encontrar com a filha o pai se assustou com a mudança física dela: "minha filha cresceu muito,já está com rostinho pré-adolescente,mas continua doce,como sempre foi",descreveu o pai.

Fevereiro

Fuga cinematográfica dos foragidos de Mossoró

Fugitivos do presídio de Mossoró são presos após 51 dias de procura — Foto: Divulgação

Também procurados pela polícia,mas como criminosos,Rogério da Silva Mendonça 36 anos,o Querubin,condenado a 74 anos de prisão,e Deibson Cabral Nascimento 33 anos,o Deisinho,possuíam sentenças que somavam mais de 81 anos quando fugiram da penitenciária de segurança máxima de Mossoró (RN). A primeira fuga do sistema penitenciário federal foi planejada com antecedência e contou com ajuda até mesmo da facção criminosa Comando Vermelho,segundo a Inteligência da polícia.

A dupla se escondeu em diversos lugares,desde casas de moradores da região a grutas e só foram recapturados em uma perseguição “cinematográfica” na rodovia BR-222,em Marabá (PA),a 1,6 quilômetros da penitenciária. As buscas duraram 51 dias e contaram com mais de 600 oficiais,drones,cães farejadores,além de helicópteros e levou à dispensa do diretor do presídio.

Março

Fim de show para Wanessa Camargo no BBB 24

Wanessa Camargo foi desclassificada do BBB 24,após ser acusada por Davi de agressão durante confusão na madrugada de uma festa. Ela foi chamada ao confessionário após reclamações do então motorista de aplicativo para a produção e não voltou mais para a casa. Em seguida,os brothers foram orientados a arrumar as malas da cantora e deixar as bagagens na dispensa,o que foi feito por MC Bin Laden.

Abril

Tio Paulo

Paulo Roberto Braga e Érika de Souza Vieira Nunes enquanto ele esteve internado com pneumonia — Foto: Reprodução

Paulo Roberto,de 68 anos,foi levado a uma agência bancária por Érika de Souza Vieira Nunes,de 43,numa cadeira de rodas,para sacar um empréstimo de R$ 17 mil. O evento se tornou viral nas redes sociais após funcionárias da instituição financeira ficarem receosas pela saúde do idoso,que estava rígido e pálido e gravarem as tentativas de Érika em estimulá-lo a assinar o documento para validar o empréstimo. Elas chamaram o SAMU,que constatou a morte dele.

O vídeo viralizou nas redes sociais e gerou indignação coletiva. Érika responde pelos crimes de vilipêndio de cadáver (menosprezar a pessoa morta) e estelionato. Ela foi denunciada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Em novembro,Érika participou da 1ª audiência de instrução realizada pela Justiça.

Fim do amor entre Belo e Gracyanne

Belo e Gracyanne Barbosa — Foto: Divulgação TV Globo

Ainda no mesmo mês,o Brasil se surpreendeu com o anúncio público do divórcio entre o cantor Belo e a fisiculturista Gracyanne Barbosa após 15 anos de união. Entre os motivos do fim da relação estava um suposto caso extraconjugal da modelo com seu personal trainer,Gilson de Oliveira.

Maio

Mulher stalker de médico agride e ameça esposa dele

Stalker de MG teria usado mais de dois mil números de telefone para enviar mensagens ao médico — Foto: Reprodução

Foragida desde março de 2023,a “stalker de Minas Gerais”,como ficou conhecida Kawara Welch,de 23 anos,foi presa mais de um ano após ameaçar e perseguir um médico que ela supostamente estaria apaixonada e por extorquir e agredir a esposa dele. O casal realizou 42 boletins de ocorrência contra Kawara,que nunca teve nenhum tipo de relação pessoal com o profissional.

Junho

Seita de Djadja

Djidja Cardoso,Cleusimar e Ademar — Foto: Reprodução/Redes sociais

A morte da ex-sinhazinha do boi Garantido Djidja Cardoso há pouco mais de seis meses foi o estopim para o início das operações contra a seita criada por sua família,batizada de “Pai,Mãe e Vida”. A empresária e criadora de conteúdo digital era investigada pela Polícia do Amazonas por estar entre os nomes envolvidos na organização,que obrigava funcionários da rede de salões de beleza Belle Femme a consumirem ketamina,uma droga com efeitos alucinógenos. O delegado Cícero Túlio,responsável pelo caso,afirmou que as vítimas ficaram "despidas por vários dias" e eram abusadas sexualmente.

Na última semana,a Justiça do Amazonas condenou sete pessoas por tráfico e associação ao tráfico da substância cetamina,a 10 anos,11 meses e 8 dias de prisão. Entre os condenados estão Ademar e Cleusimar Cardoso,irmão e mãe de Djidja qe faziam parte.

Julho

Yuri Lima,do topo ao poço

Iza e Yuri Lima no estádio do Mirassol — Foto: Marcos Freitas/Ag. Mirassol

Ao marcar o segundo gol de sua carreira durante uma disputa pela série B do campeonato brasileiro,o meio-campista Yuri Lima não sabia que paralelamente à sua comemoração pelo belo desempenho esportivo,sua mulher e cantora pop,Iza realizava um anúncio público de término da relação por conta de um caso extraconjugal do jogador do Mirassol durante a gravidez da artista. O caso reverberou em todos os meios de comunicação e na boca do povo,fazendo com que o jogador bloqueasse a caixa de comentário de suas redes sociais. Mas,meses depois,pessoas próximas aos dois afirmaram que eles teriam reatado a relação.

Agosto

Do Mcdonald’s à delegacia

Susane Paula Muratori Geremia durante prisão por injúria racial — Foto: Reprodução

Bruna e Susana Muratori se tornaram conhecidas por usarem o estabelecimento do Mcdonald’s do Leblon,zona Sul do Rio de Janeiro como moradia por sete meses. Sem aceitarem ajuda de moradores,elas passam o dia se alimentando no local.

Ambas,porém,foram conduzidas por agentes do Segurança Presente,no final do mês de agosto,à 14ª DP (Leblon) porque teriam proferido ofensas racistas,de acordo com o programa de segurança. Segundo testemunhas,a mulher,acompanhada da filha adolescente,entrou no estabelecimento para comprar um lanche e fez fotos das gaúchas sem autorização,que teriam se irritado com a situação e dito falas racistas contra as clientes.

OVINIs no Brasil

Um dos documentos divulgados pelo Arquivo Nacional cita 'uma bola dez vezes mais rápida que um avião' — Foto: Divulgação/Arquivo Nacional

O Arquivo Nacional trouxe a público cerca de 30 documentos com relatos de pilotos brasileiros sobre o avistamento de Óvnis (objetos voadores não identificados) no espaço aéreo nacional. Todos os informes foram feitos no ano passado aos Centros Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas),órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB).

Setembro

Júlia Andrade Cathermol Pimenta e o marido dela,o empresário Luiz Marcelo Antônio Ormond,com o brigadeirão — Foto: Reprodução

Luiz Marcelo Antônio Ormond foi visto pela última vez em 17 de maio. Ele aparece ao lado da namorada,Júlia Andrade Cathermol Pimenta,em filmagens de câmeras de segurança do elevador do prédio onde morava com ela,no Engenho Novo,Zona Norte do Rio de Janeiro. O corpo foi encontrado três dias depois,sentado sob um sofá e já em "avançado estado de putrefação".

A polícia suspeita que ela tenha envenenado o namorado com um brigadeirão,fato narrado por Suyany Breschak,a cigana que foi considerada mentora do assassinato. A suposta cigana disse que Júlia admitiu a ela ter matado Luiz Marcelo com a sobremesa,que tinha mais de 60 comprimidos de um potente analgésico à base de morfina.

Deolane Bezerra

A empresária,advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra foi presa em uma operação da delegacia da Polícia Civil de Pernambuco contra uma organização criminosa voltada à prática de lavagem de dinheiro e jogos ilegais — Foto: Bruno Fontes/TV Globo

A empresária,advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra,de 36 anos,foi presa no dia 4 de setembro no bairro de Boa Viagem,na Zona Sul do Recife,na operação "Integration" da Polícia Civil de Pernambuco contra uma organização criminosa voltada à prática de lavagem de dinheiro e jogos ilegais. Sua mãe também foi conduzida pelos oficiais.

Fãs da influenciadora passaram a manhã seguinte em frente à Colônia Penal Feminina do Recife para demonstrar apoio à investigada. Na porta da unidade prisional,o grupo de moradores da região levou cartazes com dizeres como "a mãe tá estourada,esquece",famoso bordão da empresária,e "#soltaamãedeolane".

Além da prisão dela,foram expedidos mais outros 18 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão no Recife,Campina Grande (PB),Barueri (SP),Cascavel (PR),Curitiba e Goiânia. Deolane chegou a ser liberada em 10 de setembro,contudo por descumprir ordens judiciais,foi realocada para a prisão por mais 14 dias até que finalmente ficou livre a partir de 24 de setembro.

Eleições violentas

Datena agride Marçal no debate da TV Cultura — Foto: Reprodução

No mesmo dia em que Deolane foi solta,ocorreu um debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo. Durante um debate transmitido pela TV Cultura,o candidato Datena (PSDB) se irritou com as falas do ex-coach Pablo Marçal (PRTB) e o agrediu com uma cadeira do cenário do programa. Já com um clima hostil devido a escalada da violência,as discussões no debate transmitido pelo Flow Podcast foram civilizadas até os últimos instantes do programa,quando o então candidato do PRTB foi expulso por não seguir as regras e,em meio às manifestações contrárias e a favor da retirada de Marçal,o seu assessor,Nahuel Medina,aproveitou para agredir pelas costas o marqueteiro da campanha de Ricardo Nunes,Duda Lima.

Outubro

1º caso de contaminação em transplante de órgãos no Brasil

Walter Vieira e o filho Matheus Vieira — Foto: Fabiano Rocha

Em um caso que revelou um emaranhado de ilegalidades em contratos da Fundação Saúde,segundo as investigações do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio,seis pessoas testaram positivo para HIV após receberem órgãos transplantados no estado. O laboratório PCS Lab Saleme (que fica em Nova Iguaçu,na Baixada Fluminense),contratado por licitação via pregão eletrônico pela Fundação Saúde para atender o programa de transplantes,passou por uma fiscalização da Anvisa e foi interditado após serem encontradas inúmeras irregularidades. Com isso,os exames passaram a ser realizados pelo Hemorio.

Os erros aconteceram porque os sócios do laboratório queriam economizar,de acordo com a investigação. Por isso,teriam ordenado que os funcionários deixassem de fazer diariamente o controle de qualidade no equipamento que realizava os exames de HIV. O PCS sempre negou essa versão. Em depoimento,o sócio Walter Vieira afirmou que o problema no resultado dos dois laudos foi "exclusivamente" por falha humana.

Novembro

Delator do PCC executado em aeroporto

Antônio Vinicius Lopes Gritzbach,delator do MP,é acusado pelo PCC de desviar milhões da organização criminosa — Foto: Reprodução/TV Record

O empresário Antonio Vinicius Lopes Gritzbach foi morto a tiros na última sexta-feira no Aeroporto de Guarulhos,em São Paulo. Delator de esquemas que envolviam policiais civis e militares e o Primeiro Comando da Capital,o PCC,Gritzbach,antes de virar as costas para a facção,fazia parte de uma rede complexa de figuras que integravam o alto escalão do crime organizado.

Na delação premiada que fez ao Ministério Público,o empresário afirmou que foi alvo de extorsão por parte de policiais e que eles chegaram a tomar um sítio que ele tinha adquirido na Grande São Paulo. O GLOBO teve acesso ao depoimento do delator.

Dezembro

Ganhador da Mega Sena morre antes de gastar o prêmio

Morador de Cuiabá,Antônio Lopes de Siqueira morreu há menos de um mês de resgatar o prêmio da Mega-Sena — Foto: Reprodução

Vencedor do prêmio de R$ 201 milhões da Mega-Sena,Antônio Lopes de Siqueira,de 73 anos,ainda não havia decidido o que faria com toda a fortuna que ganhou quando morreu durante uma ida ao dentista no Mato Grosso,há três semanas. Segundo familiares,dar início a um tratamento odontológico seria um dos primeiros gastos dele após o sorteio.

O resultado de um exame preliminar divulgado dois dias após sua morte,aponta “parada cardiorrespiratória” como causa.