Alerta laranja: Inmet emite comunicado sobre chuvas intensas em vários estados; veja quais

Céu encoberto em São Paulo — Foto: Edilson Dantas/O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 30/11/2024 - 13:58

Chuvas intensas causam alerta em diversos estados e problemas no aeroporto de Congonhas

Alerta laranja do Inmet prevê chuvas intensas em vários estados,com riscos de deslizamentos e alagamentos. Aeroporto de Congonhas enfrenta problemas. Recomendações incluem evitar áreas de risco e contatar a Defesa Civil em casos de emergência.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado neste sábado indicando que vários estados se encontram sob alerta laranja e podem enfrentar chuvas intensas nos próximos dias,com volume de até 100 mm/dia e ventos fortes,que podem atingir 100 km/h.

Previsão: risco de deslizamentos e alagamentos atinge Centro-Sul durante fim de semana chuvoso na maior parte do paísChuvas intensas: aeroporto de Congonhas enfrenta problema com filas após cancelamento de 115 voos

Embora menos grave que o alerta vermelho,essa classificação indica risco de falta de energia,quedas de galhos,alagamentos e descargas elétricas. Confira os estados afetados:

GoiásMinas GeraisMato Grosso do SulMato GrossoTocantinsEspírito Santo Rio de Janeiro

Mapa de estados com potencial de chuva intensa — Foto: Reprodução/Inmet

Outros estados podem sofrer com chuvas mais brandas,de até 50mm/dia,consideradas de baixo risco. São eles:

Amazonas Distrito Federal Espírito Santo Goiás Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Rio de Janeiro Rondônia São Paulo Tocantins

Em caso de ventos fortes,o Inmet recomenda evitar se abrigar debaixo de árvores,devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também orienta que motoristas não estacionem veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. É aconselhável desligar aparelhos elétricos e,se possível,o quadro geral de energia. Em caso de emergência,ligue para a Defesa Civil no número 199 ou para o Corpo de Bombeiros no 193.