Parado nas retrancas: Botafogo encontra dificuldade contra equipes mais recuadas

Artur Jorge orienta a equipe no empate sem gols com o Atlético-MG — Foto: Vitor Silva/Botafogo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 22/11/2024 - 04:00

Botafogo enfrenta desafios contra defesas fortes

O Botafogo enfrenta dificuldades contra equipes defensivas,com quatro empates sem gols em dois meses. Problemas de eficiência ofensiva e desfalques preocupam,mas há confiança na formação original da equipe para superar adversidades. Próximo desafio contra o Vitória promete ser crucial na reta final do Brasileirão.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO

Em momento crucial da temporada,o Botafogo parece ter uma barreira a superar. A equipe comandada pelo técnico Artur Jorge tem encontrado problemas para enfrentar adversários com postura mais defensiva: foram quatro empates sem gols nos últimos dois meses. Os resultados derreteram a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro,hoje de apenas dois pontos para o Palmeiras,e quase complicaram a situação nas quartas de final da Libertadores.

Botafogo: Empresa multi-clubes de John Textor recebe investimento de R$ 232 milhões antes de entrada na bolsa de NYNBA: Veja o ranking das 30 quadras da Copa do torneio,do pior design para o melhor

A sequência de uma derrota nos últimos 18 jogos não indica uma queda no nível de desempenho do Botafogo. Mas tem faltado eficiência ao time para transformar as boas oportunidades em gols. Segundo o site Sofascore,o alvinegro acumulou 92 finalizações e 13 chances claras desperdiçadas (mais de três por partida) nos empates em 0 a 0 com Atlético-MG,Cuiabá,Grêmio e São Paulo. Nestes jogos,o Botafogo não chegou a sofrer sustos no setor defensivo.

De acordo com o comentarista do Sportv Rodrigo Coutinho,as mudanças feitar por Artur Jorge,algumas por necessidade,fizeram o time se precipitar mais rápido e perder um pouco da formatação original. Ele acredita que o alvinegro sente muito quando o quarteto ofensivo,formado por Luiz Henrique,Almada,Savarino e Igor Jesus,não está completo em campo.

— Eles têm um jeito bem único e peculiar de combinar os movimentos. Quando o Botafogo insiste nisso por mais tempo,costuma conseguir até superar adversários mais difíceis. Um exemplo em que isso ficou bem nítido é a goleada de 5 a 0 sobre o Peñarol — lembra o comentarista.

Para Coutinho,o torcedor alvinegro não tem com o que se preocupar,mesmo diante dos muitos empates sem gols,e precisa ser paciente,“confiando naquilo que deu ao time estes números e o rendimento na parte ofensiva”.

O Botafogo terá ao menos mais cinco partidas até o fim da temporada. A próxima,contra o Vitória,é considerada a menos complicada da sequência,apesar da boa fase do rubro-negro baiano — que conquistou 12 dos últimos 15 pontos do Brasileirão. As equipes se enfrentam neste sábado,às 19h30,no estádio Nilton Santos.

Artur Jorge não conta com dois nomes de peso para o duelo crucial na briga pelo título da competição: Alexander Barboza e Luiz Henrique foram expulsos no empate com o Atlético-MG e não ficam à disposição do treinador.

A situação do ponta ainda pode piorar. Segundo Matheus Laupman,advogado especializado em direito desportivo,ele pode pegar até seis jogos de suspensão pelo motivo do último cartão vermelho: jogou uma garrafa na direção dos seguranças da Arena Independência.