Alberto Griselli,CEO da TIM,e Ivan Monteiro,presidente da Eletrobras: mercado livre em expansão — Foto: Divulgação
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 19/11/2024 - 20:51
"TIM e Eletrobras: Parceria para Venda de Energia Renovável no Mercado Livre"
A TIM e a Eletrobras firmam parceria inédita para vender energia no mercado livre a partir de fontes renováveis. A iniciativa,a ser lançada em 2025,visa atender inicialmente clientes corporativos. A abertura do mercado livre de energia tem atraído diversas empresas,com previsão de expansão para consumidores residenciais até o final da década. A parceria planeja também explorar soluções tecnológicas relacionadas à conectividade.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A TIM,que conta com 62 milhões de clientes e presença em todos os municípios do Brasil,vai estrear no mercado livre de energia. A operadora selou uma parceria inédita com a Eletrobras para vender eletricidade gerada a partir de fontes renováveis. A expectativa é que o novo serviço esteja disponível no primeiro semestre do próximo ano.
Economia: Abertura do mercado livre de energia atrai de escolas a condomíniosEntenda o que é: Câmara aprova mercado de carbono no Brasil e texto vai para sanção de
A união entre as duas empresas ocorre no momento em que o mercado livre de energia está se abrindo para todos os consumidores de alta tensão. Em agosto,o segmento alcançou 53.880 clientes,um crescimento de 50% em relação ao mesmo mês do ano passado,segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),mais de 36 mil novos consumidores devem migrar para o mercado livre até o próximo ano,dos quais 95% são empresas de menor porte.
Vivo,Santander e XP
A iniciativa da TIM acompanha movimentos semelhantes de outras empresas. Em junho,a Vivo anunciou o início das operações da GUD Energia,fruto de uma parceria com a Auren. Além disso,bancos como Santander,Itaú e XP também vêm investindo no segmento.
Aneel Governo espera bandeira verde nas contas de luz em dezembro
Neste primeiro momento,a parceria entre a TIM e a Eletrobras abrange a venda de energia apenas para clientes corporativos da operadora. Em uma etapa futura,a TIM não descarta ampliar a operação para todos os seus usuários.
Conta de luz não para de subir? Saiba como economizar
1 de 7
Para economizar,ligue o aparelho apenas quando for dormir e desligue logo ao acordar. Uma opção é usar a função sleep,disponível em alguns modelos. Outro cuidado é manter o ar-condicionado em temperatura adequada. Especialistas recomendam 23ºC. Não é preciso colocar temperatura muito baixa,para não gastar muita energia.Pixabay
2 de 7
Em uma família com quatro pessoas,o uso do chuveiro elétrico corresponde a cerca de 25% da conta de luz. Para economizar,evite banhos muito longos e dê preferência a usar o chuveiro no modo verão,que economiza até 30% de energiaPixabay
Pular
X de 7
Publicidade 7 fotos
3 de 7
Quando a porta fica muito tempo aberta,o motor funcionará mais,gastando mais energia. É importante também manter a borracha de vedação da porta da geladeira em bom estado. Ao viajar,uma opção é esvaziar a geladeira e desligá-la da tomada.Pixabay
4 de 7
A substituição de lâmpadas incandescentes pelas de LED pode gerar uma redução de 75% a 85% no consumo de energia. Além disso,essas lâmpadas duram mais. Em relação às lâmpadas fluorescentes,a economia é de cerca de 40%Pixabay
Pular
X de 7
Publicidade
5 de 7
Dê preferência a lavar uma grande quantidade de roupas,para economizar água e energia. Evite colocar muito sabão,para não ter de enxaguar duas vezes. Na hora de passar,a melhor opção é juntar roupas e passar uma grande quantidade de uma vez. Desligue o ferro quando for interromper o serviço. Use a temperatura indicada para cada tipo de tecido e comece pelas roupas mais leves.Pixabay
6 de 7
O uso do ventilador de teto durante 8 horas por dia gera um gasto de apenas R$ 18 por mês. Mesmo assim,é importante evitar deixar o aparelho ligado quando não houver ninguém no cômodo. Na hora de comprar,lembre-se que quanto maior o diâmetro das hélices,maior o consumo de energia. Pixabay
Pular
X de 7
Publicidade
7 de 7
No caso dos eletrônicos,a recomendação é desligar o televisor e os videogames quando ninguém tiver usando. Retirar os aparelhos da tomada também ajuda a poupar energia.Arquivo
Conta de luz não para de subir? Saiba como economizar
— Operamos com 100% de energia renovável desde 2021. A parceria com a Eletrobras tem o potencial de democratizar o acesso ao mercado livre de energia para nossos clientes,contribuindo diretamente para o aumento do uso de fontes renováveis no Brasil — afirma Alberto Griselli,CEO da TIM Brasil.
Diferentemente do mercado cativo,que é atendido por concessionárias como Light e Enel,o mercado livre oferece contratos com durações variadas,podendo chegar a cinco anos. Além disso,as empresas de energia realizam a gestão das fontes,como solar e eólica,dependendo da época do ano,permitindo reduções de 30% a 40% no preço final da energia.
'Vampiros energéticos': Saiba como identificar aparelhos que sugam a energia e aumentam a conta de luz
O memorando assinado entre a TIM e a Eletrobras também abre caminho para outros projetos que vão além da venda de energia elétrica,como a exploração de soluções tecnológicas relacionadas à conectividade para os ativos de geração e transmissão de energia da Eletrobras. Privatizada no governo de Jair Bolsonaro,a empresa detém 38,49% da rede de transmissão no país e é responsável por 23% da geração de energia no Brasil.
3 mil na venda direta
Segundo Griselli,a ideia é desenvolver ações de transformação digital utilizando soluções de 5G,já disponível em 500 municípios,e de Internet das Coisas (IoT). Com o acordo,a Eletrobras poderá contar com o canal de distribuição e atendimento ao cliente da operadora móvel. Atualmente,a TIM possui cerca de 3 mil profissionais atuando na força de vendas diretas,além das revendas.
Projeto: Retomada da usina de Angra3 requer R$ 30 bilhões em investimentos
A estratégia é semelhante à adotada pela Vivo,que conta com uma rede de cinco mil vendedores no país.
— As empresas de energia apostam em parcerias com operadoras e bancos justamente para ganhar força e acessar o cliente final. Por isso,estamos vendo bancos e empresas de telecomunicações entrando nesse segmento com intensidade. Há um potencial de 200 mil pequenas empresas que podem migrar para o mercado livre nos próximos anos — explica o consultor de energia Fabio Borges.
Ivan Monteiro,presidente da Eletrobras,afirmou,em nota,que a “parceria com a TIM está alinhada ao objetivo da Eletrobras de se tornar uma empresa completamente voltada para o cliente,protagonista na comercialização de energia no mercado livre,oferecendo um ecossistema de soluções completas e descarbonizadas para esse mercado”.
Recomendação: Governo estuda incentivos para empresas pouparem energia e,assim,evitar alta na conta de luz
Para isso,a empresa de energia inaugurou um escritório em São Paulo neste ano,de olho no segmento,que alcançou 551 clientes no segundo trimestre deste ano.
A abertura total do mercado livre para os consumidores residenciais,que somam 90 milhões no Brasil,está prevista para ocorrer até o fim desta década.