Jair Bolsonaro e Donald Trump — Foto: Allan Santos/Presidência da República
Prestes a ser indiciado pela Polícia Federal,Jair Bolsonaro acredita que terá uma aliado importante contra as acusações que pesam contra ele: Donald Trump.
A aposta de ministros de Lula sobre o futuro de Tarcísio em 2026Lideranças partidárias se veem traídas por Lira após negociação de vaga do TCU com PT
Membros da família Bolsonaro têm garantido a correligionários do PL que o próprio Trump se comprometeu com o engajamento na defesa do capitão reformado,se for eleito presidente dos Estados Unidos. A eleição no país acontece na próxima semana.
A expetativa entre bolsonaristas é que Trump exerça pressão via redes sociais e também por canais oficiais,na tentativa de vitimizar Bolsonaro e tentar colocá-lo como um espécie de “perseguido político”,ignorando os crimes apontados contra ele pela Justiça Eleitoral e PF.
Paralelamente,há ainda a avaliação de que o americano também poderia exercer pressão sobre a inelegibilidade de Bolsonaro.
Integrantes do Judiciário descartam qualquer possibilidade de pressões externas interferirem no julgamento do ex-presidente. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) citam como exemplo a atuação do bilionário Elon Musk,que passou meses tendo embates com Alexandre de Moraes,até que viu a sua rede social,o X,ser suspensa no Brasil,acabando por ter que cumprir as ordens impostas pela corte.