O acordo abrange as áreas de aviação comercial,defesa e mobilidade aérea urbana e,de acordo com as partes citadas,reconhece "o desejo mútuo de fortalecer e expandir a cooperação e o investimento entre o Governo Brasileiro e o Reino de Marrocos,em torno da construção de uma Cooperação Atlântica mais ampla entre dois modelos do Sul Global".
O acordo entre a Embraer e o Governo marroquino foi assinado por autoridades do Governo do Marrocos com o ministro da Indústria e Comércio,Ryad Mezzour,o ministro delegado pelo Chefe de Governo,encarregado de Investimento,Convergência e Avaliação de Políticas Públicas,Karim Zidane e pelo diretor-geral da Agência Marroquina de Desenvolvimento de Investimento e Exportação,Ali Seddiki.
A Embraer foi representada pelo seu CEO e presidente do setor de Aviação Comercial,Arjan Meijer.
Segundo a fabricante de aeronaves brasileira,as partes identificaram oportunidades de negócios,com excelente potencial de trazer benefícios de curto e longo prazo.
"A parceria considera uma estrutura de desenvolvimento de um ecossistema integrado no Marrocos,fomentando a inovação e o crescimento económico,e contribuindo para a criação de empregos e capacitação local",lê-se no comunicado.
As frentes a serem exploradas para potenciais colaborações incluem também a pesquisa e desenvolvimento,especialmente em descarbonização,mobilidade limpa,aviação sustentável e combustível de aviação sustentável.
"Esta colaboração não apenas destaca a força do ecossistema marroquino,mas também nos posiciona como um importante ator no setor aeroespacial global. Isso marca um momento fundamental na evolução da nossa indústria aeronáutica",disse frisou Ryad Mezzour,ministro da Indústria e Comércio do Marrocos,citado no comunicado da Embraer.
"O acordo catalisará uma sinergia mais profunda entre o Marrocos e a Embraer,grande líder da indústria,para acelerar nossas ambições compartilhadas e promover o potencial de conquistas inovadoras no setor aeroespacial",acrescentou.
Já o CEO da Aviação Comercial da Embraer destacou que a parceria será uma importante oportunidade para a empresa brasileira desenvolver um longevo relacionamento com o setor aeroespacial marroquino.
"Particularmente,nos agrada o facto de que nossos novos parceiros em Rabat colocam a mesma ênfase à qualificação e treinamento como nós na Embraer. Educação,capacitação e desenvolvimento para os jovens são a base de qualquer indústria forte e um valor comum para todas as partes",disse Meijer.
Na área de defesa,a fabricante de aeronaves brasileira tem a ambição de estreitar relações com o Marrocos em ações de colaboração com a Força Aérea Real Marroquina e posicionar a aeronave 'multimissão' da Embraer C-390 como uma escolha para recursos de transporte aéreo tático no país africano.
"Com um número crescente de países escolhendo o C-390 por seu desempenho excecional e alta disponibilidade,agora é o momento ideal para a Força Aérea Real Marroquina considerar se juntar também a esta forte comunidade",concluiu Bosco da Costa Junior,Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.
A Embraer é fabricante e líder mundial de aeronaves comerciais com até 150 lugares e tem mais de 100 clientes em todo o mundo.
A empresa brasileira mantém unidades industriais,escritórios,centros de serviço e de distribuição de peças,entre outras atividades,nas Américas,África,Ásia e Europa.
Em Portugal,a Embraer mantém-se acionista da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal,em Alverca,com 65% do capital.