RTP terá financiamento após eliminar "gorduras" e ganhar eficiência

Em declarações após ter participado na conversa 'Jornalismo: Que Liberdade e Que Futuro?',que decorreu no Coliseu do Porto,o governante esclareceu algumas das ideias abordadas pelo painel de convidados que integrou.

 

"Uma das medidas que estamos a propor é terminar com a publicidade comercial na RTP,precisamente para lhes dar uma vantagem competitiva. Ora isso não pode significar um enfraquecimento (...) nomeadamente do ponto de vista financeiro e é por isso que temos no Orçamento de Estado para 2025 um aumento de capital previsto de mais de 14 milhões para a RTP",começou por dizer Pedro Duarte.

E prosseguiu: "nós vamos provocar mudanças dentro da RTP no sentido de se ganhar eficiência e de combater gorduras e desperdícios. A partir do momento que isso seja feito,nós,evidentemente,não iremos permitir que a RTP perca relevância,perca impacto por razões financeiras. Isso não acontecerá".

Consumada esta premissa,sublinhou o ministro,"a RTP terá o financiamento que for necessário para cumprir o serviço público de media" que o Governo diz acreditar "ser o importante para o país".

Enfatizando que o "Governo não vai gerir a RTP",Pedro Duarte sublinhou que o que tem sido dito pelo Governo "é sustentado por aquilo que tem sido dado pelos órgãos dirigentes,pelo conselho de administração da RTP,que já identificou,que já fez propostas muito objetivas quanto a alguns desses desperdícios,ineficiências que a RTP tem e alguns até já são públicos".

Neste contexto,o plano de 250 saídas de trabalhadores da RTP para a entrada de 125,assegurou Pedro Duarte,é da responsabilidade da "administração da RTP".

"Sobre as pessoas,o que nos é afirmado é que o quadro de pessoal é demasiado caro e inibe outro tipo de investimentos,designadamente tecnológicos e afins e desajustado das necessidades atuais",acrescentou.

Relativamente à perda da receita de publicidade "há muitas formas de o compensar,no OE para 2025 está prevista uma verba que mais do que duplica a perda de receita,pelo que o que vai haver é o reforço de receita da RTP",insistiu o ministro.

Ainda segundo Pedro Duarte,para os portugueses "a RTP tem sido cada vez mais cara,a cada ano que passa se paga mais para a RTP e há cada vez menor audiência e tem-se cada vez menos impacto na sociedade portuguesa",atribuindo-o,também ao "contexto" que se vive a nível mundial.