Agências de viagens pedem a Governo soluções para regiões de turismo

O apelo foi proferido por Pedro Costa Ferreira no discurso de encerramento do 49.º Congresso APAVT,que decorreu,desde quinta-feira,em Huelva,na Andaluzia,Espanha.

 

"Para a APAVT foi um reencontro com os congressos fora de Portugal,depois de,em clima de pandemia,termos decidido realizar sucessivamente os nossos congressos em Portugal,defendendo e estimulando o turismo interno",começou por referir.

Este ano,entre os 750 congressistas da reunião magna das agências de viagens e turismo,que serve para debater e refletir anualmente o setor,esteve o secretário de Estado - pela primeira vez com estas funções -,e hoje no encerramento também marcou presença o ministro da Economia,Pedro Reis.

"Turismo interno,senhor secretário de Estado,que tem de continuar a ser defendido e estimulado,através de parcerias público-privadas,envolvendo naturalmente o Turismo de Portugal,mas sempre recorrendo também às regiões de turismo",defendeu.

Tarefa que considera que não está a ser de fácil execução para estas entidades.

"Ano após ano,parece-nos que,cada vez mais,estas manifestam dificuldades em apoiar e participar em eventos como o que acabámos de realizar,quer por falta de condições financeiras,quer,sobretudo,pela carga burocrática que enfrentam,e que manifestamente as afasta da sua natureza,a promoção das respetivas regiões",explicou Pedro Costa Ferreira.

"Estamos certos,dr. Pedro Machado,que conhece esta realidade melhor do que ninguém,e que está naturalmente empenhado em contribuir para soluções estruturantes,que ajudem a resolver estes constrangimentos,que tanto prejudicam o turismo nacional",disse o presidente da APAVT.

Pedro Machado foi presidente da ARPT - Agência Regional de Promoção Turística Externa do Centro de Portugal e presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.

Evocando a defesa que todos os agentes do turismo fizeram da necessidade de mais cooperação entre Portugal e Espanha e da conclusão de que os dois países ibéricos são cooperantes e não concorrentes no que à captação de turistas fora da Europa diz respeito,e com bons exemplos de alianças entre a Andaluzia e o Algarve,Pedro Costa Ferreira insistiu em dar condições às regiões de turismo.

"Até porque,com tantos exemplos de cooperação transfronteiriça,e com tantas oportunidades de atração conjunta da procura,por parte de Portugal e Espanha,mal seria que,por falta de recursos,não conseguíssemos acompanhar,nesta importante tarefa,os nossos amigos espanhóis",reforçou.

O 50.º Congresso das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) vai voltar,pela sexta vez,a Macau de 02 a 04 de dezembro de 2025.