Peça da Vista Alegre pode ser vendida por 18.000€. Foi feita para infanta

Uma das duas primeiras peças conhecidas que foram produzidas pela fábrica da Vista Alegre,em Ílhavo,será leiloada por um preço base de 12.500 euros,podendo chegar até aos 18.750 euros. A chávena com pires destinava-se à Infanta Dona Isabel Maria,filha do rei D. João VI,estimando-se que seja datada de 1827 ou 1828. O Leilão Especial dos 200 Anos da Vista Alegre,que contará com 136 peças de diferentes épocas,terá lugar a 26 de outubro,às 16h00,no Teatro Vista Alegre.

 

“O conjunto ‘Chávena com Pires – Primeira Fornada em Grande da Fábrica da Vista Alegre’ é das primeiras peças conhecidas produzidas pela Fábrica da Vista Alegre e destinava-se à Infanta Dona Isabel Maria (1801-1876),regente do Reino (1826-1828). A decoração a ouro sobre fundo rosa apresenta três medalhões policromados contendo figuras alegóricas,tendo o central a legenda: ‘D. Izabel Maria’”,lê-se num comunicado da empresa.

Em causa estava o “processo de acreditação da qualidade da Fábrica”,que deu origem à designação de ‘Real Fábrica’,detalhou a leiloeira Cabral Moncada Leilões,no catálogo.

Já a outra peça,por seu turno,“foi entregue à Real Junta do Comércio,tendo sido adquirida em 1940 pelo Museu Nacional de Arte Antiga,onde se encontra exposta”.

A Vista Alegre concedeu também destaque à peça ‘Flamingos’,que poderá custar entre 5.000 e 7.500 euros,assim como à escultura ‘Casal de Perdizes’,cujo preço base se situa nos 12 mil euros. A leiloeira estima que poderá alcançar os 18 mil euros.

“Em ano de comemoração do bicentenário da Vista Alegre têm sido muitos os eventos,ações,publicações e peças especiais que celebram esta data tão importante. Nesse sentido,a realização de um leilão da Vista Alegre é fundamental para que esta celebração seja completa,e tendo já passado 13 anos desde que a marca realizou o último,este novo leilão reveste-se de um simbolismo ainda mais marcante”,complementou a empresa.

O leilão arranca no dia 23 de outubro,com a exposição de todas as peças na Sala Branca do Teatro da Vista Alegre. A licitação online já está aberta,através do site da Cabral Moncada Leilões,até ao dia 26 de outubro.