Gato desaparecido aparece em outro estado após percorrer 1,2 mil km, nos EUA

Rayne Beau escapou uma vez por uma cerca de quintal. Então ele escapou para “o maior quintal dos Estados Unidos” — Foto: Susanne Anguiano

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 24/09/2024 - 04:00

Gato siamês desaparece em Yellowstone,reaparece na Califórnia: a incrível jornada de Rayne Beau

Gato siamês desaparece em acampamento no Parque Nacional de Yellowstone nos EUA,reaparece misteriosamente na Califórnia após percorrer 1,2 mil km. Donos chocados com retorno de Rayne Beau,que foi encontrado com ajuda de microchip. Aventura do gato envolve perplexidade e burstiness,surpreendendo a todos.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Quando um gato fugiu para a floresta do Parque Nacional de Yellowstone durante uma viagem de acampamento em junho,seus donos Benny e Susanne Anguiano,que moram na Califórnia,acharam que nunca mais o veriam.

'Ninguém vai morrer sob minha supervisão': Transcrição revela briga de chefe de submarino do Titanic antes de tragédia'Meu maior amor': Como foi o casamento da jovem que soube de gravidez após perder marido em trágico acidente na lua de mel

O casal procurou por cinco dias na floresta perto do acampamento,mas nunca encontrou seu gato siamês macho de dois anos,Rayne Beau,pronunciado como "rainbow" (arco-íris em inglês). Susanne disse que Starr,a irmã de Rayne Beau,começou a miar pela porta da tela do trailer. Quando o casal tomou a difícil decisão de voltar para casa em Salinas,Califórnia,Starr,que nunca havia ficado longe de seu irmão,miou durante toda a viagem de volta.

"Deixá-lo era impensável",disse a Susanne. "Eu senti como se estivesse abandonando ele."

Mas,quase dois meses depois,Rayne Beau foi encontrado vagando pelas ruas de Roseville,na Califórnia,três horas ao norte de onde os Anguianos vivem e mais de 1.280 km de distância do Parque Nacional de Yellowstone,conforme relatado inicialmente pela estação de notícias KSBW.

Quando um funcionário da Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra Animais local informou ao casal que os socorristas identificaram Rayne Beau através de seu microchip,o Benny disse que eles ficaram chocados ao saber que o gato havia voltado para a Califórnia.

O casal conheceu Rayne Beau e sua irmã quando eles tinham 11 semanas de vida e decidiram ser seus tutores temporários,acabando por adotá-los. Rayne Beau,que inicialmente parecia tímido em comparação com sua irmã brincalhona,logo se adaptou ao novo lar e desenvolveu um espírito aventureiro. Susanne o descreveu como um "gato cachorro",que brincava de buscar objetos e vinha quando ela o chamava pelo nome.

Ela disse que ele também era esperto. Uma noite,ele escalou a cerca no quintal,mas voltou para casa na manhã seguinte. Mas desta vez foi diferente. Susanne contou que,quando Rayne Beau fugiu da caminhonete,o casal rapidamente perdeu o gato de vista na densa floresta. Eles esperaram que ele voltasse,mas isso nunca aconteceu.

"Ele não percebeu que não era apenas como o quintal dele",ela disse. "Este é como o maior quintal dos Estados Unidos."

Durante a busca,Benny disse que um funcionário do acampamento contou a ele que havia ursos pardos e coiotes na área,e que provavelmente o gato havia sido devorado por um dos predadores da floresta. Depois de ouvir isso,Benny convenceu sua esposa de que era hora de partir. O casal deixou o parque dias depois sem seu gato,mas Susanne continuou com esperança de que Rayne Beau estivesse seguro. Enquanto dirigiam,ela disse que um arco-íris duplo os saudou ao entrarem em Nevada.

"Isso me deu esperança de que nosso Rayne Beau ficaria bem",ela disse em uma mensagem de texto.

O casal acredita que em algum momento o gato pegou carona ou foi recolhido por um motorista que seguia em direção à Califórnia,em parte da jornada,mas eles não têm certeza. Eles esperam que alguém que reconheça o gato possa ajudar a explicar como ele conseguiu voltar.

"O fato de ele estar na Califórnia e apenas três horas ao norte de nós — acho que isso prova ainda mais que Rayne Beau estava tentando voltar para casa",disse Susanne.

Embora incomum,não é a primeira vez que um animal de estimação viaja centenas de milhas inexplicavelmente para retornar ao lar. A distância do acampamento no Parque Nacional de Yellowstone até Roseville,onde Rayne Beau foi encontrado,é de mais de 1.280 km,e a jornada teria o levado por quatro estados com condições montanhosas e desérticas.

Quando o casal se reencontrou com ele,disseram que Rayne Beau havia perdido 40% do peso corporal. Ele estava inquieto em sua gaiola,mas,assim que foi solto no carro,ele se acalmou.

"Ele apenas me olhou,depois abaixou a cabeça e adormeceu rapidamente",disse Susanne. "Ele estava exausto."

O casal disse que Rayne Beau está de volta em casa desde o início de agosto e está se recuperando bem. Susanne está hesitante em viajar novamente com seus gatos,se o fizer,eles não estarão tão longe de casa.