Tufão mais poderoso em 75 anos, Bebinca atinge o solo em Xangai

Policial controla o trânsito próximo a uma árvore derrubada por ventos fortes do tufão Bebinca,em Xangai — Foto: Hector RETAMAL / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 16/09/2024 - 00:32

Tufão Bebinca atinge Xangai

O tufão Bebinca atinge Xangai com ventos de 151km/h,o mais poderoso em 75 anos na cidade. Autoridades tomam precauções para evacuação e segurança da população durante o festival do Meio Outono. Tufão passou pelo Japão e Filipinas,deixando mortos. Medidas de emergência são adotadas para evitar inundações e danos.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

O tufão Bebinca atingiu a terra em Xangai,capital econômica da China,nesta segunda-feira,acionando alerta para a tempestade que,segundo a imprensa estatal,é a mais poderosa a atingir a cidade desde 1949.

Tempestade Boris provoca recorde de enchentes na Europa e deixa ao menos sete mortos em cinco países; veja vídeo

As autoridades da cidade mais populosa da China fecharam estradas,cancelaram todos os voos dos seus dois aeroportos e evacuaram as zonas costeiras densamente povoadas antes de o tufão chegar à megalópole,às 7h30 (hora local).

Pedestres lutam contra os ventos fortes e chuva na passagem do tufão Bebinca em Xangai — Foto: Hector RETAMAL / AFP

“A velocidade máxima do vento perto do centro foi de 42 metros por segundo [151km/h] na chegada (...) e tornou-se a mais poderosa a atingir Xangai desde 1949”,divulgou a rede CCTV.

A chegada do tufão coincide com o festival do Meio Outono,um dos principais eventos do calendário chinês. A operadora ferroviária do país esperava cerca de 74 milhões de passageiros durante esse período festivo,informou a agência de imprensa estatal Xinhua,no sábado.

O Ministério de Gestão de Desastres pediu às autoridades que estejam vigilantes dada a “forte mobilidade” da população nos dias de hoje.

Por seu lado,o Ministério dos Recursos Hídricos lançou,no sábado,o nível de emergência mais elevado devido ao risco de inundações em Xangai,mas também nas províncias orientais de Jiangsu,Zhejiang e Anhui,segundo a Xinhua.

Equipes de resgate retiram moradores de áreas inundadas pela tempestade tropical Bebinca,nas Filipinas — Foto: Philippine Coast Guard (PCG) / AFP

O serviço meteorológico emitiu,no domingo,o segundo nível máximo de alerta de tufão em vários distritos de Xangai e algumas áreas vizinhas.

Recomendou,também,que a população evite aglomerações,evite entrar nos navios portuários e reforce as estruturas dos edifícios contra ventos violentos.

As autoridades municipais pediram a seus habitantes que se protejam da melhor forma possível contra os efeitos do tufão “nas zonas muito altas” e “nos transportes,infra-estruturas e agricultura”.

As ligações marítimas de transporte de passageiros estão suspensas desde domingo,segundo um comunicado do Porto de Xangai publicado nas redes sociais.

Antes de chegar à China,o tufão Bebinca passou pela ilha japonesa de Amami,no Sul do arquipélago,na noite de sábado para domingo,com ventos até 198km/h,informou a agência meteorológica japonesa,que alertou para o "risco de deslizamentos devido às fortes chuvas".

Na sexta-feira,ainda na categoria de tempestade tropical,Bebinca atingiu as Filipinas e causou a morte de seis pessoas devido à queda de árvores.