Jovens de Piratininga, em Niterói, aprendem a tocar instrumentos musicais em curso gratuito

Mais de 120 jovens de escolas públicas de Niterói já aprenderam a tocar algum instrumento em Piratininga,no projeto da Agência do Bem — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 11/09/2024 - 05:03

Aulas de música gratuitas para jovens em Niterói

Em Niterói,jovens de Piratininga têm acesso a aulas gratuitas de música na Escola de Música e Cidadania da ONG Agência do Bem. Mais de 120 alunos já participaram do projeto. Além de ensinar instrumentos musicais,como clarinete e violino,o programa aborda temas de cidadania. Destaques são selecionados para a Orquestra Jovem da Guanabara,preparando-os profissionalmente. Inscrições são abertas semestralmente para jovens de 7 a 17 anos. O foco é proporcionar oportunidades para crianças de baixa renda.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Mais de 120 alunos de escolas públicas de Niterói já passaram pela Escola de Música e Cidadania (EMC) em Piratininga,um dos 34 polos da iniciativa,coordenada pela ONG Agência do Bem,que completa 19 anos em setembro.

Vaquinha: Músicos da Grota fazem vaquinha para tocar na AlemanhaMpox em Niterói: secretária de Saúde diz que doença está sob controle

Inaugurado há dois anos em Niterói,o polo da EMC atende atualmente,de forma gratuita,35 crianças e jovens,com idades entre 7 e 17 anos. A escola oferece aulas de música às terças,quintas e sextas,das 13h30 às 16h30.

Entre as habilidades ensinadas estão mais de 15 instrumentos orquestrais,como clarinete,violino,violoncelo,trompete,trompa,flauta doce e flauta transversal,além de canto coral. O projeto também realiza oficinas de cidadania,em que são abordados temas para a formação dos alunos,como direitos humanos e sustentabilidade.

Kael aprendeu a tocar tuba na Escola de Música e Cidadania — Foto: Divulgação

Em 2022,com apoio do patrocinador,a ONG criou um grupo orquestral formado por alunos das Escolas de Música e Cidadania: a Orquestra Jovem da Guanabara,que recruta os destaques da EMC para uma apresentação,com o objetivo de preparar os jovens profissionalmente.

É o caso de Kael Felipe dos Reis Silva,de 12 anos. Aluno da EMC de Niterói,hoje o menino é tubista na Orquestra Jovem da Guanabara. Com experiência na flauta doce,ele decidiu expandir seus conhecimentos musicais e começou a estudar a tuba.

— Na escola,uma professora falou que eu tinha talento para a tuba,então eu comecei na Escola de Música e Cidadania aqui de Niterói e depois fui para a orquestra — conta o tubista mirim,que já se apresentou na Sala Cecília Meireles,no Centro do Rio,e sonha em tocar no palco no Theatro Municipal do Rio.

O polo da EMC fica na Avenida da Ciclovia Chico Xavier 4-A,em Piratininga. As inscrições gratuitas para novas matrículas abrem antes de começar o semestre,em janeiro e em julho. Caso a turma atinja o limite de alunos,é aberta uma lista de espera. A escola é restrita a jovens de 7 a 17 anos,moradores de regiões no entorno dos polos.

Para se inscrever,os responsáveis pelos jovens preenchem um formulário de pré-matrícula que pode ser acessado pelo site da instituição,em agenciadobem.org.br/inscricao-emc. O material pode ser preenchido a qualquer tempo. Depois,no período de inscrição,é necessário levar o formulário com os documentos do aluno até o polo,com cópias do RG do estudante,do RG e CPF do responsável e do comprovante de residência. Também é possível preencher o formulário diretamente no endereço acima.

De acordo com os organizadores do projeto,embora qualquer criança possa ser inscrita,a iniciativa tem o objetivo de gerar oportunidades para as de baixa renda,por meio da música.