Alexei Molchanov posa com a mãe,Natalia Molchanova,morta em 2015 — Foto: Reprodução/Instagram
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 11/09/2024 - 04:00
"Alexei Molchanov quebra recorde de mergulho e honra legado da mãe na apneia"
Filho de Natalia Molchanova,a "rainha da apneia",Alexei Molchanov quebrou recorde de mergulho na França. Com 35 marcas,segue legado da mãe,falecida em acidente em 2015. O russo atingiu 125m de profundidade e homenageou Natalia,mantendo-se como destaque no esporte. O Campeonato Mundial reúne 120 atletas de 50 países,destacando a importância do legado familiar na apneia.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
A paixão pelo esporte do russo Alexei Molchanov — detentor do novo recorde mundial de mergulho livre com peso constante e nadadeiras — vem do berço. Ele é filho de Natalia Molchanova,considerada a melhor mergulhadora livre da História. A atleta tinha 53 anos e acumulava 41 recordes mundiais e 23 títulos internacionais quando morreu tragicamente,enquanto praticava o esporte,em agosto de 2015,em Formentera,no sul da Espanha.
Leia mais: Justiça da França manda irmão e amigos de infância a julgamento por sequestro e extorsão contra PogbaVeja também: Polícia de Miami divulga imagens de câmera da farda de agentes que detiveram astro da NFL
Chamada pelos fãs de "rainha da apneia",Natalia foi a primeira mulher no mundo a realizar uma descida com peso constante (CWT) de mais de 100 metros,em 2009,em Sharm el-Sheikh,no Egito. Durante a carreira,ela chegou a ser capaz de segurar a respiração por mais de 10 minutos.
Em 2015,porém,a atleta desapareceu em meio a "fortes correntes submarinas" do mar espanhol,durante um mergulho a uma profundidade de 30 metros. Os outros três mergulhadores que estavam com Natalia não souberam explicar aos investigadores o que aconteceu.
— Ela era uma estrela da apneia,e ninguém se atrevia a pensar que poderia sofrer algo. Mas ela estava no mar. Quando brincamos com o mar,já sabemos quem tem mais força — afirmou,na época,ao New York Times,o presidente da Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia (Aida),Kimmo Lahtinen.
Filho mantém legado
Na época em que perdeu a mãe,Molchanov também já era destaque no esporte. Nesta terça-feira,ele bateu novamente o recorde da categoria CWTB no Campeonato Mundial em Ajaccio,na ilha francesa da Córsega,ao atingir 125 metros,de acordo com a Aida.
Mergulhador russo bate recorde em campeonato em Córsega — Foto: Instagram
O astro russo já detinha outros 35 recordes mundiais. Já havia quebrado o recorde anterior de 123 metros nesta mesma modalidade,que consiste em mergulhar o mais fundo possível apenas com a força dos braços e das nadadeiras,chamada de “Peso Constante com Duas Nadadeiras” (CWTB) em inglês.
"Peso constante” significa que o mergulhador deve descer e subir com a mesma quantidade de peso,sem poder liberar o peso,com uma corda como guia.
"Ela foi mãe de muitos mergulhadores livres no mundo todo. Orgulhoso de continuar seu legado e ajudar a desenvolver o mergulho livre",escreveu Alexei,em post no Instagram em 8 de maio,data de aniversário de Natalia.
Assista no vídeo abaixo a partir de 54 minutos:
No último sábado,o mergulhador livre russo alcançou 100 metros de profundidade no Golfo de Ajaccio com peso constante e sem nadadeiras (CNF),a prova mais difícil,mas desmaiou na subida,a dois metros da superfície.
Também detém o recorde mundial de peso constante (CWT) a 136 metros e o recorde mundial de peso variável (VWT) em 156 metros (o mergulhador livre pode soltar o peso para subir),de acordo com dados da AIDA.
O Campeonato Mundial,organizado pela AIDA,acontece em Córsega e reúne 120 participantes de 50 nacionalidades até domingo.