O reiki pode liberar bloqueios e equilibrar corpo e mente — Foto: Reprodução/Freepik
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 08/09/2024 - 04:30
Reiki: Equilíbrio e Cura através da Energia Vital
O Reiki,técnica japonesa criada por Mikao Usui em 1922,promove equilíbrio corpo-mente. A prática canaliza energia vital para cura física,mental,espiritual e emocional. Não requer contato físico direto,liberando bloqueios e reduzindo o estresse. Benefícios incluem melhora física,emocional e potencialização de outras terapias.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Criado pelo japonês Mikao Usui em 1922,o reiki é uma técnica para relaxamento e redução de estresse que promove a cura mental,física,espiritual e emocional. É uma prática simples,mas poderosa,administrada por meio do posicionamento das mãos e consiste na transmissão de energia vital através de uma pessoa "iniciada".
Ouro branco: o probiótico natural perfeito para aumentar as defesas e melhorar o estado de ânimoGordura abdominal: as seis mudanças que você deve fazer em sua dieta para queimá-la
— Ao ser sintonizado/iniciado por um mestre,os praticantes de reiki adquirem duas qualidades: serem um canal de energia (já que não utilizam a própria) e estarem protegidos,pois não há contato energético com a doença/patologia da pessoa que recebe o tratamento — explica Mario Lombardi,presidente da Aliança Argentina de Mestres de Reiki.
A origem do nome está na união de duas palavras japonesas: rei,que pode ser traduzido como universal,sabedoria superior ou consciência espiritual,e ki,que significa energia vital.
Ki é a energia não física que estimula todos os seres vivos. Se sua energia vital está baixa ou há alguma restrição em seu fluxo,você está mais vulnerável a doenças. Quando está alta e flui livremente,é menos provável que adoeça. É a energia primária de nossas emoções,pensamentos e vida espiritual,pontua Lombardi,também professor de meditação e yoga e presidente da Associação Mindfulness Argentina.
Segundo o especialista,o reiki não é ensinado da mesma forma que outras técnicas curativas. A capacidade é transferida ao aluno pelo mestre durante um processo de sintonização.
— Durante esse processo,o rei ou consciência universal realiza ajustes nos chakras do aluno e passagens de energia para adequar a capacidade de canalizar reiki (ser um canal). Essas modificações são únicas para cada pessoa — continua Lombardi.
Assim,o rei faz ajustes durante o processo de acordo com as necessidades de cada aluno. A sintonização também é assistida por guias de reiki que ajudam a implementar o processo. Uma vez recebida a sintonização,não se perde e a pessoa continua sendo um canal pelo resto da vida.
Usui,o criador,definiu o reiki como “a energia cósmica da mais alta dimensão” e criou o método chamado Usui Reiki Ryoho,em que ensinou que as pessoas que curam através do reiki são,na verdade,um simples canal pelo qual essa energia passa e chega até o paciente.
Mikao Usui estava em uma busca contínua pelo anshin ritsumei (o estado máximo de paz). Imerso nessa investigação,praticou a disciplina do budismo zen por três anos e depois foi ao monte Kurama,onde iniciou um jejum e realizou várias disciplinas espirituais em condições de extrema dureza. Aos 21 dias,sentiu uma forte comoção,como se um raio tivesse atravessado sua cabeça e perdeu a consciência. Quando despertou,seu corpo e mente já eram diferentes. Então compreendeu: “O universo sou eu,eu sou o universo”. E nessa unificação com o grande universo alcançou o anshin ritsumei ou “o estado máximo de paz”,em 1922.
Quando Mikao desceu do Kurama,tropeçou e se feriu em um dedo do pé. Instintivamente,aplicou as mãos sobre a ferida e a dor desapareceu. Desde então,a partir de muitas curas,entendeu que havia recebido um dom para fazer isso (rei ho). Usui Sensei percebeu que essa energia poderosa não vinha dele,mas ressoava diretamente com o universo: era reiki.
— O reiki baseia-se na canalização de energia sem a necessidade de contato físico direto,buscando liberar bloqueios energéticos,reduzir o estresse e promover um profundo relaxamento e bem-estar. Essa abordagem facilita a cura natural do corpo e cultiva um estado de paz interior — aponta a reikista Erica Celauro,mestre sênior em reiki.
Ela acrescenta:
— Na técnica do reiki,a energia vital flui das mãos do terapeuta para o receptor,para fomentar a cura e o equilíbrio nos níveis físico,emocional e espiritual. Durante uma sessão,o receptor,que permanece confortavelmente vestido,geralmente se deita em uma maca. O terapeuta coloca as mãos próximas ao corpo do consultante,abrangendo áreas-chave como a cabeça,os ombros,o tórax,o abdômen superior e inferior,e os pés.
Em qualquer caso,os especialistas apontam que o reiki não atua apenas como uma técnica de cura independente,mas potencializa e melhora a eficácia de outras terapias e tratamentos. Seus benefícios abrangem diversas áreas físicas e psicológicas. Por um lado,melhora e potencializa os resultados de tratamentos médicos e psicológicos,ajudando a criar um estado geral de bem-estar que favorece a recuperação de intervenções médicas ou doenças. Também é indicado para proporcionar alívio significativo a quem sofre de desconfortos físicos crônicos ou agudos; reduz o estresse e promove um estado de relaxamento profundo,equilíbrio emocional e físico e cultiva uma atitude positiva. Além disso,ajuda a curar traumas emocionais,melhora a memória e fomenta uma maior autoestima e confiança em si mesmo.