Alexandre de Moraes (STF) — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
O governador de São Paulo,Tarcísio de Freitas,não compareceu ao jantar organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em sua residência,na última sexta-feira (30). Moraes realizou o evento,que reuniu colegas do Supremo,ministros do governo Lula e representantes do Judiciário paulistano,após receber uma homenagem o Ministério Público de São Paulo.
O recado de Zema a bolsonaristas sobre ida ao ato pró-impeachmente de MoraesA justificativa de Tarcísio para não trocar Nunes por Pablo Marçal em SP
Convidado,Tarcísio disse ao magistrado que não poderia comparecer. Segundo fontes do STF,o governador deu uma explicação para a ausência. Disse que sua presença teria o potencial de gerar polêmicas,devido à decisão de Moraes de suspender o X no Brasil que é duramente criticada pela base bolsonarista.
Tarcísio chegou a apresentar informalmente ao ministro uma proposta de reconsideração do bloqueio da rede,que foi prontamente rechaçada. Moraes determinou a suspensão da plataforma poucas horas antes do jantar.
Pessoas próximas ao magistrado relataram que ele se mostrou incomodado com a negativa. O evento contou com a presença de integrantes do STF,como Cristiano o Zanin,Kassio Nunes Marques,Dias Toffoli e Edson Fachin. Ministros do governo Lula,como Ricardo Lewandowski e Jorge Messias,também compareceram.