Estudo descobriu o momento ideal para baixar o açúcar e combater o sedentarismo a partir da caminhada — Foto: Freepik
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 04/09/2024 - 04:30
"Caminhadas curtas reduzem glicose"
Caminhar regularmente,mesmo em curtos períodos,é eficaz para reduzir níveis de glicose e melhorar a saúde cardíaca de adultos sedentários. Estudo da Universidade de Limerick destaca benefícios da atividade física leve após refeições,sugerindo caminhadas curtas intermitentes ao longo do dia para alcançar resultados significativos.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Muitos pensam que para ter uma vida saudável é necessário frequentar uma academia ou ter um personal trainer. No entanto,não é necessário fazer grandes esforços para se exercitar. Caminhar todos os dias pode ser uma alternativa para quem não deseja ter um grande esforço físico; basta usar o calçado adequado e sair para dar alguns passos.
Libido,sono,fígado: os 5 sinais ocultos de que você pode estar exagerando no consumo de álcoolHigienização do arroz: lavar antes de cozinhá-lo é correto? O que é verdade ou mito
Um estudo realizado pela Universidade de Limerick,na Irlanda,avaliou pessoas que se tornaram sedentárias devido a longos períodos sentadas e o impacto de ter períodos de atividade,como caminhar,na saúde delas. De acordo com a pesquisa,os participantes eram adultos maiores de 18 anos,e sua saúde cardiometabólica foi medida.
A pandemia trouxe muitas mudanças na vida das pessoas,entre elas o teletrabalho,que fez com que muitos se tornassem sedentários por passar muito tempo sentados em frente a uma mesa. Porém,a condição pode ser combatida com caminhadas de intensidade leve,que podem beneficiar a saúde cardíaca,proteger a pressão arterial e manter níveis adequados de glicose.
Angelina Jolie: veias saltadas no braço da atriz chamam atenção; especialista explica a possível causa
Foi analisada a diferença na saúde de pessoas que permaneciam sentadas continuamente durante o dia e aquelas que interrompessem o sedentarismo com algum tipo de atividade física sem grande esforço. Os resultados mostraram que aqueles que aderiram as caminhadas observaram uma redução na glicose pós-prandial em comparação com os participantes que permaneciam sentados por longos períodos.
Embora o trabalho não especifique quanto tempo é necessário caminhar diariamente,menciona que o ideal é caminhar após cada refeição,já que foi observado um benefício acumulativo a longo prazo.
Dessa forma,os pesquisadores esperavam que os participantes realizassem passeios curtos de maneira intermitente e acumulassem,pelo menos,meia hora de caminhada ao longo do dia. O estudo revelou que,após as caminhadas contínuas,observou-se uma redução de 17% na glicose em comparação com aqueles que permaneceram sedentários.