Cotação do Brent para entrega em outubro sobe e aproxima-se de 80 dólares

crude do Mar do Norte,de referência na Europa,fechou a negociação no Intercontinental Exchange a cotar 1,80 dólares acima dos 77,22 com que fechou as transações na quinta-feira.

 

Os preços do petróleo subiram mais de 2% e aproximaram-se da barreira dos 80 dólares por barril,impulsionados pelas declarações do presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed),Jerome Powell,que indicou hoje que "chegou a altura" de reduzir as taxas de juro.

Os investidores do Brent estão confiantes de que esta esperada redução da taxa de juro por parte da Fed,prevista para a próxima reunião do banco central norte-americano em setembro,se traduzirá num aumento da procura de petróleo bruto nos Estados Unidos,o que contrariará a tendência descendente da procura chinesa.

Além disso,na esfera geopolítica,as negociações para um cessar-fogo em Gaza que têm decorrido nas últimas semanas,mediadas pelos Estados Unidos,Egito e Qatar,reduziram os receios do mercado de uma escalada iminente do conflito entre Israel e o Hamas que poderia afetar o abastecimento de petróleo na região.