G20 Favelas — Foto: Divulgação
Neste sábado,24 de agosto de 2024,o Viaduto de Madureira,no Rio de Janeiro,será o palco do encontro do G20 Favelas,uma iniciativa inédita que marca a inclusão efetiva dos moradores de favelas nas discussões do G20. Organizado pela Central Única das Favelas (CUFA),pela Frente Parlamentar das Favelas e pela Frente Nacional Antirracista (FNA),o evento reunirá mais de 400 lideranças e moradores de favelas de todo o Estado do Rio de Janeiro.
Durante o encontro,serão apresentadas e votadas propostas que representarão as demandas das comunidades na etapa nacional,em um processo que visa consolidar uma agenda coletiva para a cúpula do G20,que ocorrerá em novembro na capital fluminense. Esta mobilização faz parte de um esforço nacional que começou com conferências em mais de 3 mil favelas por todo o Brasil,buscando garantir que as vozes das periferias estejam representadas no cenário global.
Esta é a primeira vez que moradores de favelas participam ativamente das discussões do G20,refletindo o compromisso do G20 Brasil com a inclusão social e o combate às desigualdades.