Racha e roubo de fuzis: veja o que está por trás de guerra que já deixou sete mortos no Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio

Cápsulas de balas ainda estavam na Praça Barão de Drumond,em Vila Isabel,na manhã desta segunda-feira,horas depois de tiroteio que deixou mortos e feridos em uma festa — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 20/08/2024 - 04:30

Violência no Morro dos Macacos: Confrontos e Conexões Criminosas

Racha em facção de traficante Scooby-Doo resulta em confrontos com sete mortos no Morro dos Macacos,Rio. Fuga de bandidos,roubo de fuzis e migração para facção rival geram violência em Vila Isabel. Investigações da polícia apontam para ataques planejados e conexões criminosas.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Um racha na quadrilha do traficante Leandro Nunes Botelho,o Scooby-Doo,do Morro dos Macacos,com direito a roubo de fuzis e de munição,e a migração de bandidos para uma facção rival,pode estar por trás de uma série de confrontos ocorridos nos últimos quatro meses,em Vila Isabel na Zona Norte do Rio. No período,as tentativas de invasão ao morro já deixaram sete pessoas mortas. A maioria foi vítima de balas perdidas. No caso mais recente,na madrugada desta segunda-feira,a violência aconteceu no asfalto. Oito homens,usando duas motos e um carro,dispararam tiros de fuzil e de pistola em direção a um grupo de pessoas que estava num pagode,próximo aos bancos da Praça Barão de Drummond,na Zona Norte do Rio.

Violência: Tiroteio em Vila Isabel,na Zona Norte do Rio,deixa quatro mortos e três baleados; vídeoViolência: 'Se abaixa que eu tomei um tiro',disse à família vítima de tiroteio em praça de Vila Isabel,na Zona Norte do Rio

Cinco pessoas morreram e dois ficaram feridas. A polícia investiga se o alvo dos atiradores seria Pedro Henrique Barbosa da Conceição,o Marreco,ou V7,que morreu no ataque. Todas as mortes estão sendo apuradas por policiais da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). Um inquérito que investiga o tráfico na comunidade,e que tramita na 20ªDP,no entanto,pode ajudar a esclarecer o que está por trás dos confrontos. Segundo a investigação,em março,bandidos do grupo de Scooby-Doo,que integra a facção Terceiro Comando Puro (TCP),teriam rompido com o chefe. Descontentes com os valores em dinheiro recebidos do tráfico local,e a não autorização para aumentar a renda executando assaltos,um grupo capitaneado por Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento,o Titauro e Welerson Gonçalves de Jesus,o Cara Fina,resolveu deixar o morro. Antes,os dois e outros cinco bandidos se apoderaram de sete fuzis e de munição,e em seguida,fugiram para o Morro de São João,no Engenho Novo. Nesta última comunidade,há territórios controlados pela facção criminosa Comando Vermelho (CV),rival do TCP .

Ataque mata quatro e deixa três feridos na Praça Barão de Drumond,em Vila Isabel

Abrigados pelo traficante William Sousa Guedes,o Corolla ou Chacota,que acabou sendo preso pela polícia em julho,os sete bandidos receberam a promessa de que,caso ajudassem na tomada do Morro dos Macacos,receberiam como prêmio a gerência do tráfico do local. Segundo a polícia,desde então,foram contabilizados dez ataques aos Macacos. Em pelo menos três das ações houve registro de mortos. No dia 4 de abril,um homem foi baleado na localidade conhecida como Chelsea,no interior da comunidade. Ele não resistiu aos ferimentos. Entre o fim da noite do dia 4 e a madrugada do dia 5 de agosto,bandidos em motocicletas,vindos do Morro do São João,atacaram a tiros pessoas que estavam numa festa numa das subidas do Morro dos Macacos. Na ocasião,um menino de 13 anos,e um entregador de farmácia foram atingidos por tiros e morreram.

Violência: ' Não tinha alvo certo',diz rapaz baleado durante tiroteio que matou quatro e feriu três em praça de Vila Isabel

Já a ação desta segunda-feira aconteceu fora do morro. A polícia analisa uma informação dando conta que bandidos,vindos do São João,teriam sido os responsáveis pelo ataque. A Delegacia de Homicídios da Capital também investiga autoria de uma postagem nas redes sociais,onde há menção de que Titauro estaria ligado ao que aconteceu na Praça Barão de Drummond.

Um adolescente e um adulto morrem baleados durante tiroteio no Morro dos Macacos

Titauro e Cara Fina aparecem como citados em quatro processos que tramitam no Tribunal de Justiça. O primeiro já respondeu por tráfico e corrupção de menores. Já o segundo por crimes de roubo,em que acabou sendo absolvido,e tráfico. Segundo a polícia,Scooby-Doo tem comandado o tráfico do Morro dos Macacos,escondido em outras comunidades controladas pelo TCP. O traficante conhecido pelo apelido de Macho seria o atual encarregado de gerenciar o tráfico para Leandro Nunes Botelho.