Tomar um chá de ervas específicas pode ajudar a ter uma noite de sono tranquila — Foto: Freepik
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para vocêGERADO EM: 26/06/2024 - 04:30
Chás de ervas para melhorar o sono
Especialista indica 3 chás de ervas que melhoram o sono: mulungu,passiflora e capim-limão. Dicas de higiene do sono e fitoterápicos para uma noite tranquila e de qualidade. Meditação e exercícios também são recomendados para melhorar a qualidade do sono.O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Tomar medicamentos sem prescrição médica ou abusar da melatonina nem sempre é contraproducente. Os especialistas são unânimes ao enfatizar que o primeiro passo para uma boa noite de sono é praticar a chamada "higiene do sono".
Bananas: conheça o truque que impede que elas amadureçam tão rápidoSaiba quais: 5 alimentos que atuam como anticoagulantes naturais
Depois disso,tomar um chá de ervas específicas pode ajudar no processo de ter uma noite tranquila e um sono de melhor qualidade. Abaixo,a nutricionista e fitoterapeuta paulista,Vanderli Marchiori,aponta as principais ervas e como elas funcionam.
Mulungu (Erythrina mulungu): planta com propriedades calmantes e sedativas,normalmente indicada para o tratamento de insônia,estresse e ansiedade.
— No chá usamos a casca desta árvore do Cerrado,que induz perfeitamente o sono e mantém sua qualidade por cerca de cinco horas — explica Marchiori.
Passiflora (Passiflora incarnata): as folhas do maracujá são ricas em compostos que reduzem a ansiedade e também melhoram a qualidade do sono.
— O chá das folhas,quando consumido antes de dormir,leva o sono às ondas mais profundas e evita despertares noturnos — destaca.
Capim-limão (ou erva-cidreira): alivia a ansiedade e aumenta o bem-estar,melhorando a qualidade do sono.
— Seu óleo essencial,liberado durante o preparo do chá,atua nos receptores GABaérgicos potencializando a redução da ansiedade e do estresse — disse.
'Dieta planetária': cientistas de Harvard revelam a alimentação que prolonga a vida e é boa para o meio ambiente
Para preparar o chá
Em uma xícara,leve 500 ml de água ao fogo. Quando ferver,adicione duas colheres de sopa da erva e deixa fervendo por 5 a 10 minutos.Coe e beba uma xícara duas horas antes de dormir (para não ter que levantar para ir ao banheiro).Pode guardar o chá até 24 horas na geladeira (depois disso,começa a fermentar).
— Prefiro fazer uma decocção (manter a erva fervendo por algum tempo) em vez de uma infusão (quando se adiciona a erva e se apaga o fogo),porque há uma maior extração de compostos bioativos. Para flores e folhas,mantenho a fervura por 5 minutos. Já para partes duras,como gengibre e cascas,10 minutos — detalhou a nutricionista.
Ela ainda afirma que um fitoativo obtido das folhas de Lippia citriodora,conhecida como limão-verbena,atua na adequação dos níveis de cortisol e tem efeitos que envolvem o alívio da ansiedade,do estresse e melhora a qualidade do sono.
— Sua ação é bastante semelhante à da benzodiazepina,mas deve ser manipulada com prescrição individualizada de dosagem — explicou.
OMS: 2,6 milhões de pessoas morrem por causa de álcool a cada ano; 90 mil no Brasil
— Existe também a fitomelatonina da cereja,um fitoterápico manipulado em gotas que é um ótimo indutor do sono,pois atua exatamente como a melatonina sintética e promove uma noite mais reparadora e com melhor qualidade. Requer a ausência de luz para sua ação completa e deve ser prescrito por um fitoterapeuta — acrescentou Vanderli.