Segundo o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco,Leopoldo Rodrigues,a construção desta nova infraestrutura decorre no âmbito de uma candidatura ao programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e a modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia (CRO) e de instalações das associações zoófilas (IAZ).
O investimento total é de 475.507 euros e prevê-se que a obra esteja concluída em dezembro.
No primeiro trimestre do ano,o centro de recolha animal de Castelo Branco esterilizou 152 gatos,no âmbito da estratégia municipal de captura,esterilização e devolução ao local de origem de animais.
A esterilização dos animais que tenham dado entrada nos centros e não tenham sido reclamados pelos seus detentores no prazo de 15 dias,a contar da data da sua recolha,é obrigatoriamente efetuada,antes de serem encaminhados para adoção.
Segundo os dados disponibilizados,em 2023,foram devolvidos pelo centro,às colónias,220 gatos,foram adotados 118 e sete foram entregues aos seus proprietários.
A captura e a recolha de animais errantes,bem como a de animais agressores,acidentados ou objeto de intervenção compulsiva também compete às Câmaras Municipais,de acordo com as normas de boas práticas de captura de cães e gatos divulgadas pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).